Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), ou homicídios, confirmaram as estatísticas neste início de ano em Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), de forma geral – somando todas as motivações – os três primeiros meses deste ano tiveram 965 casos.
Em comparação com o intervalo equivalente do ano passado, com 828, o aumento foi de 16,5%. O último mês de março terminou com 346 homicídios em Pernambuco (26,7% a mais do que no mesmo mês de 2021, com 273).
O secretário Humberto Freire explicou que a pasta mapeou as áreas que apresentaram aquecimento das manchas criminais no 1º trimestre. Nesses locais as forças de segurança intensificaram a atuação.
“Já percebemos uma reversão de cenário em diversas Áreas Integradas de Segurança (AISs), a exemplo da AIS-10 (Cabo e Ipojuca), onde mantemos a Operação Porto Seguro, responsável pela garantia da tranquilidade nessa importante região do Litoral Sul. Vamos manter o combate às facções criminosas. Mais de 80% dos homicídios têm como motivação o tráfico de drogas, e manteremos forte o trabalho de desarticulação e descapitalização desses grupos. Esse enfrentamento é o maior desafio nacional e de toda a sociedade, porque dele depende o bem-estar da população como um todo. E nós não perderemos. Importante lembrar que o Pacto pela Vida está completando, no próximo mês, 15 anos de uma existência vitoriosa contra a violência“, analisou Freire.