Pernambuco é o 3º estado com maior número de conflitos de terra

por Carlos Britto // 24 de abril de 2013 às 16:31

O número de tentativas de homicídio em conflitos rurais nas Regiões Norte e Nordeste subiu entre 2011 e 2012, segundo estimativa divulgada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Só nos estados do Norte, a quantidade mais do que quintuplicou: passou de 10 casos, em 2011, para 59 em 2012, crescimento de 490%. O Nordeste teve um aumento menor, de 60% – foram 10 tentativas de homicídio por conflitos agrários em 2011, contra 16 em 2012.

Ativistas e integrantes destes grupos tradicionais passaram a ser alvos em conflitos devido à pressão exercida pela expansão do agronegócio, pelo aumento da exploração de minérios e pelos efeitos de grandes obras de infraestrutura, como a construção de ferrovias e hidrelétricas.

O estado com maior número de confrontos foi o Maranhão, com 157 ocorridos neste ano. Na sequência vem o Pará (78), Pernambuco (67) e Bahia (63). Além da constante da violência no campo, as eleições municipais realizadas no ano passado não podem ser desconsideradas para explicar o excesso de enfrentamentos, pondera o advogado da CPT. “Interesses se chocam nos pequenos municípios e os conflitos rurais aumentam“, diz ele.(Fonte: G1-PE)

Pernambuco é o 3º estado com maior número de conflitos de terra

  1. cidadão disse:

    Preocupante, é necessário vigilância para estabelecer a ordem, disciplina e paz no território de Pernambuco. Conflitos agrários não se resolvem com pressão e sacanagens. Do outro lado as políticas públicas devem interagir e integrar soluções para evitar a concentração exagerada de riquezas e não ficar no discurso e nas aparências. O que se vê a grosso modo não é a luta simples pela terra, mas a luta pelo crédito, pelo aparato do instrumento institucional com vista as disputas eleitorais nos pequenos municípios, tanto para os grandes produtores como para os pequenos, incluindo índios etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários