O Congresso Pernambucano de Registradores Civis (COPERC) promoveu uma intensa imersão em diversos conhecimentos acerca do universo dos cartórios em Petrolina (PE). O evento, realizado no Hotel Nobile suítes, foi aberto ontem (16) e encerrado neste sábado (17) sob a coordenação da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE).
Reunindo profissionais que atuam com registro civil em vários estados do Brasil, o congresso teve como foco a atividade extrajudicial e o compromisso com a inclusão e cidadania da população. Em dois dias de encontro, os participantes puderam trocar experiências e se capacitarem através de palestras e mesas sobre vários temas, como união estável, processos extrajudiciais e o futuro da profissão de registrador.
Entre os palestrantes, participaram do congresso o desembargador e corregedor-geral de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto; o registrador civil e presidente do Recivil em Minas Gerais; Genilson Gomes; o juiz de Direito da 20ª Vara Cível do Recife e ex-juiz corregedor auxiliar, Sérgio Paulo Ribeiro da Silva; entre outros convidados e convidadas.
À frente da organização do evento, o presidente da Arpen-PE, Marcos Torres celebrou o sucesso do encontro. “Foi um grande desafio, mas deu certo e todos saímos daqui com aprendizados. Nós profissionais de cartório precisamos permanentemente de capacitação”, afirmou.
Congresso dos burocratas e atrasadores do progresso de um país.