Conheça pesquisa completa sobre a sucessão estadual em Pernambuco

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2009 às 20:41

eduardo-campos2Pesquisa do Vox Populi, encomendada com exclusividade pela Emissora Band, aponta que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), larga com situação confortável na disputa pela reeleição em 2010.

Eduardo lidera as intenções de votos com folga em todos os cenários montados pelo estudo. Os dados da pesquisa mostram também que o bom desempenho eleitoral vem respaldado pelos números positivos na avaliação da admistração do socialista à frente do governo do estado. Somando-se as respostas “bom” e “ótimo”, o desempenho dele chega a 62% contra apenas 12% de “ruim” e péssimo” (veja os números completos da avaliação nos quadros ao lado).

Entre os dados apresentados pelo Vox Populi, os que chamam mais atenção são os percentuais atingidos por Eduardo quando ele é confrontado com o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Neste cenário, o socialista registra uma boa vantagem, com 60% das intenções de voto, contra 28% do senador peemedebista. É preciso levar em consideração a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2009, com mil entrevistados de 47 municípios pernambucanos.

A vantagem do governador é ainda maior quando confrontado com o deputado federal Raul Henry (PMDB), com 70% contra 8%, respectivamente. No terceiro cenário, que envolve uma disputa com o deputado federal Raul Jungmann (PPS), o governador apresenta 72% das intenções, contra 4% de Kátia Telles e 4% do próprio Jungmann. A vantagem é semelhante quando o opositor de Eduardo Campos é o senador Sérgio Guerra (PSDB), onde o primeiro aparece com 71% contra 4% do tucano.

Outro dado bastante relevante: na pesquisa espontânea, quando os nomes são apontados pelos próprios entrevistados, Eduado Campos lidera com 26%, seguido por Jarbas Vasconcelos (9%), Mendonça Filho (1%) e João Paulo (1%). Do total de entrevistados, 58% não souberam responder.

O único ponto do pesquisa que não é totalmente favorável ao governador é o que mede o índice de rejeição entre os nomes colocados na disputa em 2010. Questionados se existe algum candidato em que não votariam de jeito nenhum, 9% dos entrevistados apontaram que nunca escolheriam Eduardo Campos, 3% Kátia Telles, 3% Edilson Silva e 2% Sérgio Guerra. Jarbas foi rejeitado por apenas 1% dos entrevistados.

O socialista também lidera com folga no seguinte indicador levantado junto aos entrevistados: “Qual destes candidatos, em sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para governador, mesmo que você não vote nele?”. Eduardo Campos aparece em primeirto lugar, com 61%; em seguida vem Jarbas Vasconcelos (26%), enquanto Raul Henry, Sérgio Guerra, Edilson Silva e Kátia Telles surgem com 1%, cada.

O levantamento procurou atingir uma amostra de entrevistados de perfil plural, respeitando os indicadores sociais e econômicos do estado. Além das principais cidades de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e Caruaru, os questionários também foram aplicados em municípios menores, como Itaíba, Altinho, Jataúba e Solidão.

Questionados sobre o desempenho do presidente no governo federal, 45% disseram que é “ótimo”, 38% “bom”, 10% “regular positivo”, 3% “regular negativo”, 2% “ruim” e 2% “péssimo”. Em outro indicador de avaliação do governo petista, 83% avaliaram a getão como “positiva”, 13% como “regular”, 4% como “negativa”.

No entanto, o nível de escolaridade não produziu alteração substancial nas respostas dos entrevistados quando o assunto é o desempenho do governo Lula, já que 80% daqueles com nível médio ou superior completo avaliaram a gestão como positiva. No grupo de entrevistados com baixa escolaridade (até a 4ª série do Ensino Fundamental), o percentual de avaliação positiva é de 88%.

Já a influência do governador no apoio ao seu candidato a presidente em 2010 é menor. Enquanto 36% das pessoas consultadas disseram que votariam “com certeza no candidato apoiado” por Eduardo Campos, 42% responderam que “poderiam votar”, dependendo de quem fosse. Aqueles que não levariam em conta o apoio do governador representam 12% dos entrevistados, e 9% não votariam no candidato apoiado pelo socialista.

Dados da pesquisa

* Se a eleição para governador de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria?

Eduardo Campos (PSB) 26%;
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 9%;
Mendonça Filho (DEM) 1%;
João Paulo (PT) 1%;
Outros com menos de 0,5% de citação 2%;
Ninguém/ Branco / Nulo 3%;
NS / NR 58%;
Total 100%

* Intenção de voto espontânea

Cenário 1

* Se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 60%;
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 28%;
Edilson Silva (PSOL) 1%;
Kátia Telles (PSTU) 1%;
Ninguém/ Branco/ Nulo 4%;
NS/NR 6%;
Total 100%

* Intenção de voto estimulada

Cenário 2

* Se a eleição para governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Eduardo Campos (PSB) 70%;
Raul Henry (PMDB) 8%;
Kátia Telles (PSTU) 2%;
Edilson Silva (PSOL) 2%;
Ninguém/Branco/Nulo 10%;
NS/NR 8%;

Total 100%

* Intenção de voto estimulada

Cenário 3

E se fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 71%;
Sérgio Guerra (PSDB) 4%;
Kátia Telles (PSTU) 3%;
Edilson Silva (PSOL) 2%;
Ninguém/Branco/Nulo 12%;
NS/NR 8%;
Total 100%

Cenário 4

E se fosse estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 72%;
Kátia Telles (PSTU) 4%;
Raul Jungmann (PPS) 4%;
Edilson Silva (PSOL) 2%;
Ninguém/Branco/Nulo 11%;
NS/NR 7%;
Total 100%

Dentre estes candidatos, existe algum em que você não votaria de jeito nenhum para governador do seu estado? (Se sim) Qual?

Eduardo Campos (PSB) 9%;
Kátia Telles (PSTU) 3%;
Edilson Silva (PSOL) 3%;
Sérgio Guerra (PSDB) 2%;
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 1%;
Raul Jungmann (PPS) 1%;
Raul Henry (PMDB) 1%
Poderia votar em qualquer um deles 4%;
Não votaria em nenhum deles 1%;
NS/NR 75%;
Total 100%

De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do governador Eduardo Campos à frente do governo? Você diria que está sendo: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?

Ótimo 16%;
Bom 46%;
Regular positivo 21%;
Regular negativo 4%;
Ruim 4%;
Péssimo 8%;
NS/NR 1%;
Total 100%

De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do presidente Lula à frente do governo federal? Você diria que está sendo: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?

Ótimo 45%;
Bom 38%;
Regular positivo 10%;
Regular negativo 3%;
Ruim 2%;
Péssimo 2%;
NS/NR 0%;
Total 100%

Se o presidente Lula apoiar um candidato a governador aqui de seu estado e pedir para as pessoas votarem nele, você diria que:

Votaria com certeza no candidato apoiado por ele 42%;
Poderia votar, mas depende de quem for o candidato 36%;
Não votaria no candidato apoiado por ele 9%;
Não levaria isso em conta na hora de escolher o candidato 11%;
NS/NR 2%
Total 100%

Metodologia:

– A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2009.

– Foram entrevistadas mil pessoas através de uma amostra por cotas de gênero, idade, escolaridade, renda familiar e situação perante o trabalho.

– A margem de erro é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95.

Conheça pesquisa completa sobre a sucessão estadual em Pernambuco

  1. Engraçado disse:

    Engraçado este resultado, ninguém ver nada deste governo, só tem ôba ôba, não mostrou ainda praque veio.

  2. Francisco disse:

    Trata-se de uma pesquisa movida a varinha mágica. De repende Eduardo Campos tornou-se uma sumidade. Imagino que essa pesquisa foi elaborada para fins terapêuticos. Afinal de contas Jarbas não vem deixando Eduardo dormir direito.

  3. QUEM ACREDITA NISSO disse:

    EU NÃO ACREDITO NESSA ESQUISA, VAI ENGANA OUTROS BESTA

  4. Danilo Mororó disse:

    Depois do Diário de Pernambuco divulgar no sábado: Eduardo 62 X 28 Jarbas e hoje a Folha de Pernambuco divulgou Eduardo 58,9 X 26 Jarbas, acho que sepulta de vez a ¨pesquisa¨ do funcionário de Jarbas, Antonio Lavareda, que tinha divulgado pela internet, semana passada, em que a diferença era apenas de 9 pontos a favor de Eduardo. As oposições de Pernambuco estão tendo que engolir um Governador moderno, inteligente e grande gestor público, que aliás recebeu àz 15 dias atrás, em Porto Alegre/RS, o prêmiio de melhor gestor público do Pais.
    Esqueçam as diferenças partidárias e… aplaudam o cara.

  5. raposa veia disse:

    …parece até que vivemos na suíça…estar tudo ótimo,tudo tem emprego,não tem violência,tudo tem 1,2..3 carros na garagem que nem os americanos..não tem ninguem passando fome,não tem semterra,não tem semteto,todo mundo tem uma moradia dígna…todo mundo tem rede esgoto em sua casa,tem ótimos hospitais dgraça,todo mundo tem ótimas escolas..enfim estamos num paraíso e não sabemos…porque para estar ótimo/bom tem que não falta nada…ou eu sou muito exigente. REPITO de novo Jarbas Vasconcelos não quebrou o estado que nem Eduardo Campos em 1998 quando seu avô era governador de Pernambuco…BABÃO.

  6. PATRICIO NUNES disse:

    Eu acredito nesta pesquisa pois em relação ao governo Jarbas não tem compração pois Jarbas, Marcos Maciel e sua corja abandonou o sertão do estado de pernambuco. Já o Governador Edurado Campos se preucupa com as classes mais sofrida envestido em seguraça tai o policiamento nas ruas, campanha chapeu de palha e varios programas sociais. Ele merece ser GOVENADOR DO NOSSO ESTADO DE PERNAMBUCO ele mim lembra a garra do Saudouso MIGUEL ARRAES. EDUARDO DE NOVO !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários