Uma cerimônia realizada ontem (10) pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), no auditório da Facape, marcou a posse dos novos conselheiros tutelares de Petrolina. Eles cumprirão um mandato de quatro anos no período 2024/28. Ao todo, 10 conselheiros e 10 suplentes foram diplomados para atuar nos dois órgãos existentes na cidade.
A abertura contou com a apresentação de xaxado das crianças que participam do Serviço de Convivência do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Rajada. O juramento foi proferido pela conselheira titular Rosângela Feitosa Vieira da Silva. Representando os eleitos, Rodrigo Nunes Andrade fez um discurso emocionado. “Ser conselheiro tutelar não é uma tarefa fácil. Infelizmente, ainda somos muito julgados pela sociedade. Mas nosso trabalho é resguardar e salvar vidas de crianças e adolescentes. E nós, conselheiros tutelares, já salvamos muitas vidas”.
Após a leitura do termo de responsabilidade, que foi assinado pelos titulares, a presidente do Conselho, Vanda Ferreira, declarou todos os eleitos empossados e diplomados.
Participaram da cerimônia de posse os secretários Rodrigo Galvão (Governo) e Doriane Secchi Mascarelo (Social); a promotora de Justiça de Defesa da Cidadania, Ana Cláudia de Sena Carvalho; o representante do Cartório Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes; e a presidente do CMDDCA, Vanda de Souza Ferreira.
A eleição
Realizada em todo o Brasil, a eleição para escolha dos conselheiros tutelares aconteceu no dia 1º outubro de 2023. Em Petrolina, 38 candidatos concluíram todas as fases do processo seletivo e foram aprovados para disputar o pleito. Todas as pessoas com o título de eleitor vigente tiveram direito a voto (que é facultativo). A votação contou com urnas eletrônicas, que foram fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).