Conselho de Juventude da Bahia acredita que redução da maioridade penal não diminuirá violência

por Carlos Britto // 12 de junho de 2013 às 19:02

As discussões acerca da redução da maioridade penal têm gerado polêmica envolvendo diversos segmentos e instituições do país. O Conselho Estadual de Juventude da Bahia (Cejuve), por exemplo, enviou uma nota à imprensa nesta quarta-feira (12) posicionando-se contra a proposta.

A entidade acredita que a maioria dos delitos praticados pelos jovens com menos de 18 anos envolve infrações contra o patrimônio, e não contra pessoas. Para o Cejuve, reduzir a maioridade penal não solucionará o problema da violência no Brasil.

De acordo com a nota, é preciso evitar discussões emocionais sobre o assunto e incentivar as políticas sociais preventivas e de ressocialização direcionadas a esses adolescentes em situação de risco.

Vejam a nota na íntegra:

[gview file=”http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2013/06/Nota-Conselho.pdf”]

Conselho de Juventude da Bahia acredita que redução da maioridade penal não diminuirá violência

  1. Maria disse:

    Reduzir a maioridade penal não resolve nada. Tudo tem que passar pela revisão e resgate de valores pela sociedade, pois ela está doente e partindo para ser uma doente terminal.
    Resgatar valores de família, de civilidade, de moral e ética, ter compromisso como cidadão, eleger verdadeiros políticos e não aqueles que fazem campanhas mercadológicas mirabolantes de verdadeira palhaçada e molecagem. Se não passar por essa revisão e resgate, pode diminuir a idade para zero, que a violência continuará assolando.

  2. FALA SERIO disse:

    Sou a favor sim da REDUÇÃO PENAL e principalmente de uma REFORMULAÇÃO DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, que é caduco com seus 73 anos, pois hoje em dia o BANDIDO usa o “bandidinho” menor de idade para assumir a bronca sozinho e com isso ele acabando formando futuros marginais, se um jovem de 16 anos tem poder de escolher seu representante na política e dependendo da situação ele pode ate ingressar em uma faculdade, então porque ele não pode responder criminalmente?
    Sem muito fanatismo, e sempre se colocando na seguinte situação, se um “MENOR” tirasse a vida de um parente seu, responda ai as perguntas abaixo:
    1) Se uma mãe ou um pai não conseguiu educar e orientar seu filho com 16 anos, será que ele teria a capacidade de educar corretamente seu filho até completar os 18 anos?
    2) Se a pena fosse rígida para todos, será que o jovem não pensaria 2 vezes antes de entrar na criminalidade, pois ele não teria mais a segurança da IMPUNIDADE?
    3) Já imaginou se a lei permanece do mesmo jeito na questão do punir o menor, e muda só o seguinte, o menor que cometer um crime quem irá preso serão os pais ou seus responsáveis, será que a educação desse “bandidinhos” não seria diferente?
    4) Alguém ai sabia que existe no Brasil o famoso “AUXILIO RECLUSÃO” que o bandido além de matar um pai ou uma mãe de família, ele ter uma segurança bem melhor do que a nossa de cidadão e ainda receber um valor aproximadamente de R$ 1.350,00 (um mil e trezentos e cinquenta reais) que pode aumentar de acordo com o numero de filhos que o bandido tenha?
    Enquanto a vítima nem o CAIXÃO tem direito.

    Sabe porque os Deputados Federais e Senadores não querem mexer no CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, pois muitos são eleitos com apoio ou o dinheiro dos traficantes das favelas ou então tem os filhos envolvidos com a criminalidade. Se família é INCOMPETENTE em educar seus próprios filhos, então deveria caber os estado uma punição mais rígida a todos aqueles que buscar na criminalidade seu modo de vida.

  3. cacia disse:

    É inacreditável a lei para esses “menores” que de menores não têm nada, chega desse papo de menores carentes, porque menores carentes são uma coisa e menores BANDIDOS é outra coisa,
    em qualquer país de primeiro mundo menor é responsabilizados pelos atos com 12 anos alguns até com 8 anos,se um menor sabe que a lei vai ser dura ele irá pensar 2 vezes antes de cometer barbaridades cada vez piores, matar, queimar pessoas vivas e todo tipo de horror, eles têm total certeza da impunidade, esses que dizem que baixar a menor idade não resolve, pergunto: o que resolve? esses bandidos ficar tocando o terror e depois sair rindo da cara de todo mundo até dos policiais, porque sabem que as leis aqui favorecem os .bandidos.Isso é o que resolve? E mesmo que a lei não diminuisse a violência (0 que eu não acredito) mais pelo menos esses monstos seriam punidos, aliais deveriam ser PUNIDOS em regime fechado menores e maiores não esse negocio de semi-aberto ,o cara pega 30 anos de cadeia de cumpre só 3 anos, ai é o cumulo do descaso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários