Conselho Itinerante de Farmácia chega a Petrolina

por Carlos Britto // 23 de julho de 2009 às 14:19

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) realizará entre os dias 29 e 31, em Petrolina, o Conselho Itinerante. O objetivo é fazer todos os serviços na sub-sede, como registro de diploma, emissão de carteira, renovação de CRT, protocolo de defesas, alteração de endereço, visto de contrato, inscrição de novas firmas e negociação de dívidas. 

A escolha da cidade de Petrolina se deve ao grande número de farmácias irregulares e ilegais na cidade. De acordo com o departamento de fiscalização do CRF-PE, o município possui 120 estabelecimentos comerciais, destas mais de 70 são ilegais e irregulares. 

 A ausência dos farmacêuticos, nos estabelecimentos comerciais, deixa a população sem orientação com relação ao uso correto do medicamento, seus riscos e efeitos adversos, que podem causar intoxicação, envenenamento e levar até a morte. 

Para esclarecer aos farmacêuticos os aspectos éticos e jurídicos da responsabilidade técnica do profissional, será proferida uma palestra, no dia 31 de julho, às 19h, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pela presidente do CRF-PE, Elba Lúcia Amorim e o procurador da autarquia, Bérgson Nascimento.

Conselho Itinerante de Farmácia chega a Petrolina

  1. benne. disse:

    NÃO SERVE P NADA, ALÉM DE ONERAR MAIS CUSTO AS FARMÁCIAS. NUNCA OUVI FALAR Q ALGUEM FOSSE ATENDIDO POR FARMACEUTICOS EM BALCÃO DE FARMÁCIA. ELES EPENAS VENDE SEUS REGISTROS P DONOS DE FARMACIAS USAREM SEUS NOMES. MESMO COM ESSE DESERVIÇO, NÃO SE ENCONTRA PROFISSIONAL A DISPOSIÇÃO, MESMO P NÃO FAZER NADA. QUALQUER BOM BALCONISTA DE FARMACIA FAZ O Q ELES DEVERIAM E NÃO FAZ. MAS LEI É LEI…MESMO ARCAICA E DESNECESSÁRIA.

  2. MAURILO disse:

    Parabenizo ao CRF-PE por essa iniciativa de fiscalização, pois o numero de farmacias em Petrolina qque funcionam irregularmente são muitas, colocando em risco a vida humana.
    Meus sinceros parabéns.

  3. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Mais um serviço itinerante! Todos sabemos que os conselhos regionais não passam de cobrador de imposto e defensor do corporativismo! Compro sempre remédio nas farmácias e nunca precisei que um farmaceutico sabichão! Se o médico me manda comprar um Tylenol ou um AAS e diz que tem que tomar de 4 em 4 horas que complicação tem! É só a farmácia vender o que tá na receita e pronto. Agora, obrigar toda farmácia ter um sabichão de plantão, é brincadeira! Já tá na hora de acabar com esses conselhos regionais que não servem pra nada, a não ser cobrar anuidade dos profissionais e defender a reserva de mercado para eles! Isso se aplica a todos!

  4. Farmacêutico JJ disse:

    Os Farmacêuticos são os profissionais do medicamento,infelizmente as farmácias,na sua quase totalidade são de propriedade de comerciantes nem sempre preocupados com a saúde e sim com o lucro.Nos grandes centros,cidades maiores,regiões mais desenvolvidas do país o Farmacêutico já está presente nas Farmácias,orientando,fazendo atenção farmacêutica e ensinando o uso correto do medicamento.Um dia nossa região,nossa Petrolina também terá este serviço prestado a população.A Univasf contribuirá ,o curso de Farmácia será o divisor de águas.A farmacologia precisa ser respeitada,nada tenho contra os balcanistas de Farmácia mas,o papel do farmacêutico é outro,e muito importante e o Conselho de qualquer profissão,cumpre seu papel,zela pela ética profissional.

  5. Armando Moura disse:

    O profissional Farmacêutico ao contrário do dizem muitos empresários tem que lidar com a recuperação da saúde do paciente/cliente.
    Muitos empresário do ramo farmacêutico só buscam o lucro, a Farmácia não é um mercado, pois venderia produtos para a Saúde. É inadmissível ter lucro com o sofrimento alheio, com a doença do próximo.
    A farmácia presta um serviço de orientação e aqueles que vão a farmácia e não encontram o Profissional responsável técnico por esta deveria aproveitar a oportunidade e denunciar a “farmácia” a Vigilância Sanitária e ao Conselho Regional de Farmácia, pois provavelmente este estabelecimento está fazendo empuroterapia, vendendo o que você não precisa. Está substituindo sua receita por medicamentos similares de qualidade duvidosa ou mesmo vendendo medicamentos que não são autorizados pela Vigilancia Sanitária.

  6. Pedra Linda disse:

    Tem certos leitores que gostaria que o mundo fosse um descontrole total. Foi-se o tempo em que aceitávamos todo tipo de profissionais leigos (médicos, dentistas, professores, etc). A humanidade evoluiu foi pela busca do conhecimento e não com ignorância e radicalismo.

  7. ana disse:

    O PARABENISO O CONSELHO TEM QUE SER ASSIM , PORQUE TEM GENTE QUE TRABALHA EM FARMACIA E QUER DAR UMA DE MEDICO , COMO EM UMA FARMACIA NO JOSÉ E MARIA E NA COHAB MASANGANO EM PETROLINA DA MESMA REDE SO MUDA OS DONOS ISSO É UM ABSURDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários