Os sons marcantes das sanfonas e os tradicionais acordes que atravessam gerações há mais de um século em Dom Inocêncio, no Piauí, que ficou conhecida como a ‘Terra dos Sanfoneiros’, agora terão um lugar especial de homenagens e contemplação. Neste domingo (28), será inaugurado na cidade o Museu da Sanfona, para que todos possam conhecer um pouco mais dessa arte, reconhecida por todo o mundo.
A iniciativa foi patrocinada pela empresa Enel Green Power, com apoio da prefeitura local e também com doações individuais. A Green Power, empresa do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável em todo o mundo e está presente na Europa, nas Américas, na África, na Ásia e na Oceania. É líder mundial em energia limpa.
A inauguração, que contará com a presença de diversas autoridades, será marcada por um dia inteiro de festejos, que começam das 13h às 16h, com apresentações musicais de sanfoneiros da região. Às 17h, o Museu da Sanfona abrirá oficialmente as portas para os visitantes, com entrada franca, e das 18h às 1h o palco montado especialmente para a ocasião irá receber uma série de shows com artistas locais e convidados especiais para o evento.
“Acreditamos que ao patrocinar esta iniciativa a Enel Green Power está fortalecendo a proteção e manutenção desse importante patrimônio cultural para a região, aliando desenvolvimento econômico ao social. A inauguração de um espaço como esse, que valoriza a cultura local e uma expressão genuína da região como os sanfoneiros, é algo que nos enche de orgulho pelo valor que possui para o território e suas tradições“, destaca Débora Pinho, responsável de Sustentabilidade da Enel Green Power.
História
Dentro do Museu da Sanfona, os visitantes vão poder contemplar um pouco mais da história da “Terra dos Sanfoneiros” e do grande legado deixado por essa tradição passada de pai para filho e que gerou artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. O acervo da exposição conta com fotos, objetos históricos, além de sanfonas antigas – entre elas uma que pertenceu ao pai de Luiz Gonzaga, Seu Januário. Uma sala de vídeo trará ainda um documentário sobre a história do instrumento no município de Dom Inocêncio. As informações são da assessoria.
“Este foi um trabalho de curadoria muito cuidadoso e minucioso, mas o resultado não poderia ter sido melhor. É uma alegria imensa ter feito parte deste projeto, que mostra um pouco dessa tradição que tanto nos orgulha e que se tornou uma marca registrada da nossa terra e do nosso povo. Agradeço a todos pelo apoio e em especial a Enel Green Power por ter viabilizado este espaço que é a verdadeira realização de um sonho“, ressalta Sandrinho do Acordeon, idealizador e curador do museu.