A Prefeitura de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, promoveu na manhã desta sexta-feira (8) sua Miniconferência Municipal de Saúde. O encontro, que aconteceu na Casa dos Conselhos, reuniu representantes da administração para discutir a consolidação do Plano Municipal do setor.
De acordo com o secretário de Saúde, Carlinhos Ramos (foto), a realização das miniconferências obedece uma estratégia dos gestores, que participarão das grandes conferências do próximo ano. “Todos os municípios estão realizando miniconferências pelo fato do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde realizarem as grandes conferências apenas no ano que vem. Então, não faz sentido um gasto agora e outro depois”, justificou.
Entusiasmado com o trabalho desenvolvido, Carlinhos destaca as melhorias e garante que o município já conseguiu atingir 98% de cobertura na atenção básica. “Avançamos muito, a gente sabe que ainda há muito o que fazer, mas os resultados estão aparecendo. Nós atingimos 98% de cobertura da atenção básica e isso nos dá uma posição de destaque”, informou.
Segundo a coordenadora de atenção básica, Fabíola Salvador (foto), o aumento da cobertura se deve ao investimento nos PSFs do município. “Antes tínhamos apenas seis PSFs, e agora já contamos com oito. Além disso, os antigos foram reformados. Dos seis PSFs que nós encontramos, apenas três tinham médico. Então temos muito a comemorar” disse Fabíola.
Ampliação
Além de ampliar o número de postos de saúde, o secretário garante que o atendimento médico também foi estendido de três para quatro dias por semana. “Quando assumimos, o PSF de Vermelhos estava há mais de quatro meses sem médico, já quase desativado. E, desde quando nós assumimos, este PSF não ficou, em nenhum momento, sem médico. Além disso o atendimento, que era feito três vezes por semana, agora é feito quatro vezes” finalizou.