Há mais de uma semana, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a retenção de 30% do orçamento para verbas de custeio e investimentos das instituições federais. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), essa medida começa a ter os primeiros efeitos.
Hoje (13), o Núcleo de Línguas (NucLi) da universidade divulgou uma nota comunicando a suspensão da Oferta 4 dos cursos de inglês.
Acompanhe, na íntegra:
O Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica a suspensão da Oferta 4 dos cursos de inglês. Esta decisão é devido ao contingenciamento de recursos públicos publicado por meio do decreto 9.741/19 no âmbito do Ministério da Educação. Por esta razão, a partir deste mês estará suspenso o pagamento de bolsas do Programa sem Fronteiras para as funções de Coordenador Geral e Coordenador Pedagógico.
O NucLi ressalta que o pagamento para os bolsistas na função de Professor no curso presencial de inglês do Programa IsF está assegurado até o término da oferta das turmas que estão em andamento, ocorrendo assim, a suspensão da Oferta 4 dos cursos de inglês.
As demais atividades de idiomas presenciais do programa, que não implicam com custos diretos, seguem com o seu fluxo regular.
NucLi/Univasf
Engraçado. O contingenciamento só será aplicado a partir de setembro. Como é que já afetou alguma coisa?
Os gastos são calculados a curto, médio e longo prazo.
Se engana o contingenciamento já ocorre desde o início do ano e agora se agravou, parte dos terceirizados serão demitidos (segurança, limpeza e motoristas) são os principais afetados. Os ônibus serão cortados em parte, os programas de cursos ead não abriram novas turmas. Só para lembrar esse é o segundo corte do ano o primeiro já levou boa parte dos recursos. Isso não tem haver com partido político X ou Y e sim com um governo de ideologia burra que em vez de organizar e melhorar a educação procura ter apenas discursos vazios e uma ignorância suprema.