A Prefeitura de Petrolina vai investir cerca de R$ 250 mil para solucionar um gargalo no trânsito do Centro da cidade. Esse é o objetivo de uma ordem de serviço assinada na noite de ontem (25) pelo prefeito Miguel Coelho, com vistas à pavimentação de vias e reforma no contorno da praça do Monumento da Integração. A intervenção está prevista para iniciar num prazo de 10 dias e vai alterar o fluxo dos veículos em trechos das avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio, Guararapes e Integração.
O projeto de reordenamento do trânsito na Integração prevê quatro ações principais. A primeira delas é a construção de uma alça (rampa) para passagem de veículos ligando a Avenida Guararapes e a via local, na altura da Apollo Som. Nessa nova rota, será feita uma calçada e pavimentado o trecho de ligação com a Travessa Dr. Julio de Melo.
Com isso, os motoristas terão duas opções de acesso ao canal São José (Alto Cheiroso), pela nova rota ou seguindo direto pela Avenida Integração até dobrar à direita.
Na Avenida Ângelo Sampaio, a Prefeitura fará duas mudanças. Na altura do monumento, cerca de 100 metros do canteiro central serão estreitados, no sentido em direção ao shopping, para ampliar a passagem dos veículos. A outra intervenção ocorrerá na praça da Integração com o canteiro central.
O trecho de asfalto que estava interditado com gelos baianos será anexado à praça com a implantação de pedras portuguesas, aumentando assim a área total do espaço de lazer. Em compensação, será feito um pequeno recuo na ponta da praça, no trecho em que os veículos saem da Avenida Ângelo Sampaio para contornar a praça. Esse recuo tem por objetivo ampliar o espaço para o trânsito, permitindo a passagem de dois veículos.
A última intervenção será a pavimentação da via local por trás da Lorena Conveniência. Também será pavimentada uma área em terra batida entre as ruas da Pedreira e Aveloz.
‘Nossa Praça’
Ainda ao longo do anúncio das obras, Miguel formalizou junto com a Paraíba Material de Construção um contrato para preservação da praça e do Monumento da Integração. A empresa ficará responsável pelos cuidados com a área de lazer, como limpeza, pintura, manutenção do piso de pedras portuguesas entre outros serviços. A parceria faz parte do Programa ‘Nossa Praça’, que firma contratos com a iniciativa privada para gerenciar equipamentos públicos, reduzindo os gastos da gestão municipal e promovendo a participação da sociedade na preservação da cidade.
Outros parceiros na revitalização da praça foram a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e as Tintas Coral. Por meio de uma ação conjunta das duas entidades com a Secretaria Municipal da Juventude e Direitos Humanos, 25 reeducandos da Funase e jovens da comunidade passaram por uma capacitação técnica e realizaram a pintura das colunas que formam o Monumento da Integração. Durante a solenidade, os participantes do curso receberam do prefeito certificados. (Fonte:Ascom PMP/foto: Ivaldo Reges)
Parabéns aos envolvidos pela reforma, revitalização e manutenção. Espero que seja uma obra com planejamento realmente, pois estamos cansados de jogar dinheiro fora com as intervenções que a equipe de Julio Lóssio fez, sem projetos, testando, com engenheiro que não entende nada de transito. Essa foi uma de várias obras que fez mal feito, sem planejamento e fora as que não concluiu; como as da Av. Cardoso Sá, Av. São Francisco, etc.
Ótima iniciativa da prefeitura e parabéns ao Paraíba pela proatividade de se colocar a disposição de ajudar petrolina.
Isso seria no momento da besteira?
CHOOOORA VIZINHOS. KKKKK
Parabéns ao prefeito e á todos os responsáveis pelas mudanças e modernização da cidade !!!
INAUGURARAM A ILUMINACAO DA CARDOSO DE SA MAS PARECE QUE TIRARAM AS LAMPADAS DA MONSEHOR ANGELO SAMPAIO PORQUE LA ESTA UMA ESCURIDAO SO
E ações simples de como melhorar o trânsito apenas fiscalizando? Quando serão implementadas?
Próximo ao monumento da integração, a rua ao lado do canal, onde clientes de uma academia no local fecham completamente a passagem de veículos estacionando ao lado do canal ( o que é proibido), numa rua estreita e de mão dupla. Além disso dificultam o acesso dos moradores à Rua Petronila Ferreira Gomes com carros estacionados nas esquinas e sobre as calçadas.
Uma verdadeira bagunça o trânsito nesse local, e já foi alvo de várias reclamações, e nada é resolvido, Fiscalização não existe.
Com a palavra a Agência Municipal de Trânsito.
Realmente Luiz Carlos, não só aí como o transito de Petrolina está uma bagunça, pois tem muita coisa errada que já virou rotina. Estacionar em fila dupla ou até tripla( nas escolas, por muitas vezes, tem vagas e o pessoal para errado por pura preguiça e falta de respeito) estacionar na esquina, e enfiar o dedo na buzina nas placas de pare do G Barbosa, virou rotina.