Convênio de R$ 1,6 milhão vai viabilizar requalificação de laticínio de leite de cabra em Uauá

por Carlos Britto // 25 de fevereiro de 2019 às 07:20

Cidade de Uauá. (Foto: Reprodução)

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), firmou convênio, no último final de semana, em Juazeiro, com a Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Testa Branca, no município de Uauá (norte baiano), para readequação de laticínio de leite caprino. O laticínio terá uma infraestrutura que vai garantir a produção de 5 mil litros de leite por dia.

A ação receberá um investimento de R$ 1,6 milhão, proveniente do projeto Pró-Semiárido, e irá beneficiar 200 famílias em 18 comunidades rurais dos municípios de Uauá e Curaçá. Os recursos são provenientes de um acordo de empréstimo entre o governo do Estado e o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Durante a solenidade de assinatura, o secretário em exercício da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o território de São Francisco é destaque na produção de caprino e na ovinocultura. “A ação vai viabilizar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do município de Uauá e região e vai ofertar ao mercado consumidor um produto de grande valor nutricional: o queijo e o leite de cabra”. O secretário informou ainda que a readequação do laticínio faz parte da estratégia do Estado de requalificar as agroindústrias em todo o território da Bahia.

Produtos

Entre os produtos que serão produzidos no laticínio estão o queijo coalho de 200 e 500 gramas, iogurte de 300 e 500 ml e o leite pasteurizado tipo barriga mole (de 1 litro). A gestão do laticínio será compartilhada entre a Associação de Testa Branca e a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários