A convivência com cães da raça pitbull foi tema de uma reunião entre os integrantes das comissões de Justiça, Redação e Legislação Participativa e também de Defesa e Proteção da Causa Animal da Câmara de Vereadores de Petrolina. O objetivo do encontro foi discutir medidas de prevenção de acidentes e trazer informações a respeito da criação responsável de cães na cidade.
O presidente das duas comissões, Wenderson Batista, declarou que a Casa Legislativa está cumprindo seu papel de informar e solicitar a aplicação das leis em vigor. Segundo ele, cerca de 30 leis, incluindo federais, estaduais e municipais, tratam sobre este assunto e precisam ser cumpridas.
Participaram da reunião os criadores de cães da raça pitbull, Alex Barbosa e Péricles Mateus. Alex declarou que Pitbulls não são agressivos. “O pitbull não é um cão agressivo ou feroz, isso depende da educação que o dono oferece ao animal. Nós, inclusive, fazemos atividades para que eles gastem energia e fiquem mais tranquilos no dia a dia”. O criador Péricles Mateus reforçou a fala de Alex afirmando que seu animal é dócil e sempre conviveu em família sem oferecer riscos para as pessoas.
O presidente da Comissão de Saúde, César Durando, sugeriu que o município realize uma campanha massiva de conscientização. “Os donos desses animais precisam estar cientes do que é permitido ou não para que a convivência seja segura para todos”, disse.
Criar Pitibull é não ter o que fazer.