A agricultura familiar da Bahia não para de inovar e tem queijo de cabra chegando às mesas dos baianos. Vem diretamente do município de Curaçá, no norte do Estado, produzido na Unidade de Beneficiamento de Leite de Cabra da comunidade de Poço de Fora. Recentemente a agroindústria foi beneficiada com novos equipamentos, que somam R$ 360 mil em investimentos provenientes do Projeto Pró-Semiárido.
Denominado Cablanca, o queijo é de origem Holandesa, tem maturação de 90 dias e promete sabor único e textura cremosa. Foi desenvolvido por agricultoras familiares da ‘Cooperativa Capribéee’, através de um trabalho conjunto de pesquisa e aprimoramento das técnicas de produção.
“A iniciativa de lançar um novo queijo é uma estratégia dos agricultores familiares para impulsionar a economia local e fortalecer a agricultura familiar na região. A Capribée já soma 17 tipos de queijos e quatro sabores de iogurtes”, conta Eugenia Ribeiro, presidente da cooperativa. Ela ainda explica que “essa diversificação de produtos é uma forma de agregação de valor e um atrativo para consumidores que buscam produtos artesanais e de qualidade”.
Investimentos
Graças aos investimentos do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a cooperativa foi beneficiada com carro, energia solar e equipamentos como pasteurizador rápido e envasadora de iogurte, e tem alcançado resultados expressivos, conquistando premiações e aumentando sua produção. Recentemente ela foi premiada no 6º Concurso Prêmio Queijo Brasil, na cidade de Blumenau (Santa Catarina), e conquistou quatro das 37 medalhas da Bahia no concurso.
Noticias assim é que valhe a penar lermos.
Nos precisamos produzir mais e melhor.
Nosso povo merece o melhor. Ja voltamos a comer picanha e agora queijo de cabra maturado.