O coordenador do projeto “Janeiro Tem Mais Artes”, Jailson Lima, faz um balanço positivo da 5ª edição do evento idealizado pelo Sesc Petrolina.
Neste artigo abaixo, Jailson destaca a importância do projeto no contexto cultural da região e agradece a boa presença do público sanfranciscano. Confiram:
Considerado um dos três festivais mais importantes do Sesc Petrolina, ao lado do Vale Dançar (realizado em abril) e da Aldeia do Velho Chico (em julho/agosto), o Janeiro Tem Mais Artes deste ano superou todas as expectativas. Realizado entre os dias 22 de janeiro e 1° de fevereiro nas dependências do Sesc e também na Praça Dom Malan, a 5ª edição deste projeto começou dialogando com as artes visuais a partir da exposição Pneumática, do artista plástico Paulo Paes, que conversou muito com o público durante um vernissage bastante concorrido na Galeria Ana das Carrancas.
Para completar a grande noite de abertura, tivemos a agradável companhia musical do Coletivo Não Identificado. A exposição, que vem sendo muito bem avaliada, permanece aberta ao público até o dia 8 de março. Depois de um bom começo, os deuses das artes foram pontuando suas contribuições a cada dia deste janeiro de inúmeras sensações.
Os grupos de teatro vieram com montagens bem elaboradas, as companhias de dança surpreenderam pela beleza dos espetáculos e os shows musicais reafirmaram a qualidade artística de muitos dos nossos talentos. No quesito formação/capacitação, também fazemos um balanço positivo das oito oficinas que trabalharam temas, a exemplo de dança contemporânea, iniciação ao teatro, técnica de pandeiro, iniciação a pintura, teatro realista e até uma residência artística em dança.
Por certo, um ganho substancial para quem quis desenvolver ou aprimorar os conhecimentos e ainda para os profissionais, que tiveram oferta de emprego e renda neste período de férias e de poucas oportunidades. Enfim, destas tardes/noites aquecidas por muitas linguagens e interpretações, avaliamos que a 5ª edição do Janeiro Tem Mais Artes cresceu na oferta, na diversidade e na qualidade das propostas artísticas.
A motivação do público, que marcou presença e interagiu em todas as atrações, suplantou até mesmo as nossas dificuldades para com a improvisação de espaços nas dependências do Sesc, tendo em vista a reforma do Teatro. Muito obrigado a todos por tudo que janeiro nos trouxe de bom e que estejamos juntos durante este 2013, que certamente será um grande ano para as artes.
Jailson Lima/Coordenador do projeto “Janeiro Tem Mais Artes” (Foto:CLAS)
ESSE CARA É IRMÃO DE EDINALDO LIMA? PODE FREUD? EITA PETROLINA DOS IMPOSSIVEIS……………….