O escritor, xilogravurista, escultor, poeta e arqueólogo Leonardo de Farias lançará neste domingo (13), às 17h, o livro de cordel ‘O Poeta e a Poesia’. Artisticamente conhecido por Mané Gostoso Neto, ele renderá uma homenagem ao poeta e compositor Manuca Almeida. O lançamento vai acontecer pela plataforma Zoom, com a presença do autor, da produtora Lu Almeida, além de poetas convidados e amantes da poesia.
Os interessados em participar devem entrar através de um link que será disponibilizado pelo WhatsApp e na bio do Instagram de @lu.almeidaeb, @manegostosoneto e @manucapoeta.
Visualmente a obra segue os padrões dos tradicionais livretos de cordel, traz lindas ilustrações com xilogravuras e conta em versos a história do poeta e compositor Manuca Almeida (falecido em 2017), o qual deixou uma grande obra que merece ser conhecida.
Mané Gostoso Neto é filho do Sertão de Itaparica, da cidade de Floresta (PE), morou em Juazeiro e hoje reside em João Pessoa (PB). Apaixonado pelo sertão e suas raízes, o artista é autor de vários livros e traz dentro de si a rebeldia, o povo e a saudade do seu lugar.
Emblema
Março foi escolhido para o lançamento do livro por ser o mês que Manuca fazia homenagens à poesia com eventos durante a semana do 14 de março. Segundo Lu Almeida, companheira de Manuca, mesmo sem a presença dele fisicamente, “essa data sempre será comemorada em homenagem a Castro Alves, Manuca e todos os poetas”.
Além do lançamento do livro, que foi produzido por Lu Almeida e tem a apresentação do poeta Maviael Melo, será montado em frente ao Quintal do Poeta o tradicional Pé de Poema, que são poesias penduradas nos galhos de duas árvores e haverá visitação programada ao Memorial Manuca Almeida. Esse ano, vários livros de cordel serão pendurados nas árvores também para quem quiser ler ou levar pra casa. Mais informações podem ser obtidas pelo contato (74) 9 9111-4939.