Coronel Teles descarta que mudança no 5º BPM tenha relação com recentes números da violência em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de fevereiro de 2014 às 07:50

coronel teles_640x427O coordenador operacional da Diretoria Integrada do Interior (DII-2), coronel PM Ailton Teles considerou natural a mudança no comando do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Petrolina. Ao Blog, Teles afirmou se tratar de “atos rotineiros, que tendem a ocorrer para uma melhor adequação da área e da qualidade do policiamento lançado”.

Nesta quarta-feira (5), o atual comandante Henrique Senna – que havia assumido a corporação em junho de 2013 – será substituído pelo tenente-coronel Ricardo Peres, que estava à frente do 2º BPM, em Nazaré da Mata (PE), Zona da Mata do estado, para onde Senna será transferido.

A declaração do coronel Teles vem para afastar qualquer boato de que a saída do tenente-coronel Senna tenha relação com os recentes índices de criminalidade em Petrolina, que tiveram um aumento nos dois últimos meses. Admitiu, no entanto, que Peres já conhece a cidade porque foi subcomandante durante a passagem de Carlos Pereira (atualmente no Comando geral da PM no estado) e deixou um bom trabalho por aqui. “Mas cada comandante tem o seu estilo”, ressaltou.

Sobre os números da violência na cidade, coronel Teles considera “precipitado” falar em aumento. Segundo ele, a corporação cumpre metas determinadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado, que passam por operações semanais e mensais. Além disso, desde 2007, quando o Pacto Pela Vida foi implantado, até agora, Petrolina só não atingiu essas metas em 2011 e 2013. “Temos quase 40% de redução de 2007 para cá, que é considerada muito boa e diferenciada dentro do estado. Por isso acho um pouco precipitado falar que Petrolina aumentou a criminalidade”, ressaltou.

Mais câmeras

Coronel Teles aproveitou para anunciar que o governo do estado deve implantar, até março, mais 20 câmeras de monitoramento em outros pontos da cidade. Os equipamentos serão instalados, entre outros locais, nos bairros José e Maria, Gercino Coelho e João de Deus. “As câmeras tem dando um bom suporte ao trabalho da PM”, justifica.

Perguntado sobre a ida de policiais que atuam no sertão para cobrir o Carnaval do Recife, ele admitiu que Petrolina e demais cidades ficarão com déficit. Coronel Teles justificou que este ano não haverá escolas de formação, como nos anos anteriores, o que levou a PMPE a designar profissionais da região que não terão férias. “É aquela velha teoria do lençol curto: cobre os pés e descobre a cabeça”, afirmou. No total, segundo Teles, cerca de 550 PMs das corporações do sertão foram chamados para trabalhar durante a folia na capital pernambucana, de 28 de fevereiro a 4 de março.

Coronel Teles descarta que mudança no 5º BPM tenha relação com recentes números da violência em Petrolina

  1. Revoltada disse:

    Caro Coronel Teles, a praça da Igreja N. Senhora da Conceição tá virando uma cracolândia, não respeitam nem a missa, pq a viatura do Bairro Areia Branca não faz rondas naquela praça ou ao invés de ficarem estacionados na frente de bares e restaurantes, não ficam pelo menos meia hora naquela praça. Aquela praça tá entregue a tudo que n presta é uma situação lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.