A partir do próximo final de semana, as equipes do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro (BA) retomarão o trabalho de prevenção a acidentes aquáticos no Rio São Francisco. A informação foi repassada pelo tenente-coronel Tarcísio Ribeiro, comandante do 9º GBM, nesta segunda-feira (23).
“Houve a liberação dos guarda-vidas em todo o Estado nas unidades operacionais. A partir deste final de semana, retorna o trabalho de prevenção utilizando nosso jet ski, nosso novo barco, para fazer o trajeto de prevenção e fazer o nosso percurso normal”, contou o comandante em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rural FM.
A atividade de prevenção foi suspensa em toda a Bahia com o início da pandemia. De acordo com o comandante, a decisão foi tomada para evitar aglomerações em praias e rios. “Tanto em Salvador quanto nas cidades que têm litoral ou orla fluvial, porque se o bombeiro estivesse presente, estaria também ‘estimulando’ a proliferação de pessoas. Então as pessoas não deveriam se agrupar, se aglomerar no meio líquido por conta da pandemia, o que infelizmente não veio a acontecer. Em Juazeiro, voltaram as pessoas a tomar banho no rio. Inclusive foi uma recomendação para todas as unidades operacionais de suspender a atividade de prevenção aquática, ou seja, utilizando os guarda-vidas na prevenção, principalmente aos sábados, domingos e feriados”, explicou.
Afogamentos
O comandante aproveitou a oportunidade para alertar os banhistas quanto aos afogamentos registrados na cidade baiana. “A Ilha do Fogo está inapropriada para banho nessas condições, como do lado de Juazeiro também com relação ao fundo da Marinha, que também está muito perigoso, tendo em vista o grande volume de água no Rio São Francisco”. Outro fator de risco é o consumo de bebida alcoólica nesses locais. “Infelizmente os casos de afogamento em nossa região, aqui em Juazeiro, no geral são por negligência, imprudência e o uso de bebida alcoólica aliado à falta de conhecimento da área para se poder tomar banho com segurança”.
Segundo os dados do Corpo de Bombeiros, até esta segunda-feira, dos 39 municípios que fazem parte da área de cobertura da unidade, ocorreram 15 afogamentos. Em Juazeiro, foram cinco casos até o momento. Para o próximo ano, o comandante adiantou que pretende aumentar a sinalização na área da Orla. “Inclusive estamos com um projeto para o ano que vem, de aumentar as placas de advertência em toda Orla de Juazeiro, na parte de baixo, com relação às áreas apropriadas ou não para banho de rio”.
Por vezes me pergunto qual a real utilidade destas cooperações do Corpo de Bombeiro em Petrolina e Juazeiro, um raro incêndio ou um avião cair no aeroporto, agora nem quase voos temos mais, enquanto isso pessoas morram no rio, o que custa manter alguns homens nas nossas ilhas, nos finais de semana, apenas um desabafo.