Mesmo a contragosto da bancada de oposição, a base aliada do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) conseguiu emplacar ontem (13) na Casa Plínio Amorim, numa das sessões mais acaloradas dos últimos anos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve apurar o processo de implantação do antigo Hospital de Urgências e Traumas (HUT).
Proposto pelo vereador Ronaldo Silva (DEM), o requerimento foi alvo de duras críticas por parte dos oposicionistas, que viram uma “manobra” da bancada de situação para mudar o foco das investigações da CPI protocolada pelo líder oposicionista Ronaldo Cancão (PSL), que pretende apurar os gastos da Prefeitura de Petrolina com o São João nos últimos três anos.
O vereador Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL) era um dos mais revoltados. “Essa CPI (do Traumas) era para ter sido feita na legislatura passada, mas faltou coragem. O que está havendo aqui é claramente uma represália para mudar o foco da CPI do São João”, desabafou, sendo respaldado por outros colegas de bancada.
Apesar das reclamações, a CPI do Traumas foi aprovada por dez votos a oito.
Votaram a favor da comissão os vereadores Ronaldo Silva, o líder de governo Elismar Gonçalves (PMDB), Dr.Pérsio Antunes (PMDB), Ailton Guimarães (PMDB), Paraíba (PMDB), Alvorlande Cruz (PRTB) – além de Cristina Costa (PT), Geraldo da Acerola (PT), Edilsão (PSL) e Pedro Fillipe (PSL). Contra a CPI foram os vereadores Maria Elena (PSB), Zé Batista da Gama (PDT), o líder oposicionista Ronaldo Cancão, Ibamar Fernandes (PRTB), Elias Jardim (PP), Manoel da Acosap (PHS), Zenildo do Alto do Cocar (PSB) e Betão.
Irregularidades e gastos
A CPI do São João não necessitou ir à votação, pois tinha o número mínimo de assinaturas (sete). Os petistas Cristina Costa e Geraldo da Acerola, que não haviam assinado o documento porque não tinham sido convidados por Ronaldo Cancão para um encontro organizado por ele, na última sexta-feira (9), para tratar do assunto, declararam em plenário que assinariam o requerimento.
Os vereadores da base aliada, por determinação de Lóssio, também verbalizaram em plenário o apoio à comissão, que deve investigar – entre outras coisas – um gasto não justificado de mais de R$ 200 mil dos R$ 4,2 milhões para contratar as atrações da grade junina deste ano. Mas apenas o líder governista Elismar Gonçalves assinou o requerimento. Já a CPI do Traumas pretende apurar supostas irregularidades nos repasses federais à prefeitura (entre 2001 e 2008), destinados à construção do antigo HUT.
É só não deixarem essa mudança de foco ocorrer, meus caros.
Quem tiver rabo de palha e teto de vidro que peça pra sair. Quem deve não teme. Agora eles estão desesperados porque o prefeito promete abrir outras CPIs de governos passados, O RISCO QUE CORRE O PAU CORRE O MACHADO.
Falta de respeito com a população. alguns vereadores governistas interessados no seu, provocam e tirão o perfil de uma apuração do são joão e vem com outra. VERGONHOSO eu chamo isso Câmera Samambaia .
As máscaras caíram. SÃO TODOS CORRUPTOS!
Tentam, disfarçadamente, enganar o povo contrapondo um erro com outro erro.
A estratégia do prefeito enganador está clara: esconder suas mutretas com possíveis mutretas dos outros. Como povo, recomendo punição severa aos “abutres da população”.
Estou convicto da culpa desse prefeito. Ele tenta, com seu dedo , apontar falhas de outros. A abertura de uma outra CPI é CONFISSÃO CLARA. Ele vai tentar, no jogo baixo e sujo da chantagem, esconder suas canalhices. Ministério Público, nos salve!
NOJO DE JÚLIO LÓSSIO!
O carro tem dois faróis e um botão para acender os mesmos, portanto, CarloBritto será o “botão” que nos manterá informados dos andamentos das CPIs para não desviarmos do foco delas!
DAS COMISSÕES ESPECIAIS DE INQUÉRITOS
Art. 56. As Comissões Especiais de Inquérito serão criadas pela Câmara Municipal por prazo certo e/ou, por fato determinado,com a finalidade específica de apurar irregularidades atribuídas ao Executivo, à Mesa Diretora ou aos Vereadores.
§ 1º – O requerimento para constituição de Comissão Especial de Inquérito, devidamente fundamentada,deverá especificar necessariamente.
I – quanto às especificações:
a) – determinação do fato a ser investigado;
b) – números de vereadores que a constituirão;
c) – prazo de funcionamento;
II – quanto à aprovação:
a) o requerimento será deferido de plano pelo Presidente da Mesa,se for subscrito por um terço dos membros da Câmara.Uma vez protocolado o requerimento para constituição da Comissão Especial de Inquérito,é defeso a qualquer dos subscritores retirar da proposição a sua assinatura.
b) – o requerimento será discutido e votado pelo Plenário, quando não alcançar o mínimo de assinaturas fixado na alínea anterior.
§ 2º – Depois da aprovação por qualquer das formas previstas no parágrafo anterior, o Presidente da Câmara baixará ato a respeito, no prazo de quarenta e oito (48) horas.
§ 3º – Publicado o ato,os líderes das bancadas, no prazo de setenta e duas (72) horas, indicarão seus representantes à comissão,resguardada a proporcionalidade das representações.Nos termos deste regimento,o autor do requerimento deverá participar da comissão.
CPI do Traumas pretende apurar supostas irregularidades nos repasses federais à prefeitura (entre 2001 e 2008), destinados à construção do antigo HUT.
CADÊ AS PROVAS PARA APRESENTAR A POPULAÇÃO ATES DE COMEÇAR A INVESTIGAÇÃO.
VEJAM COMO SÃO OS VEREADORES DO CHEFE,INVESTIGAR DO ANO DE 2001 AO ANO DE 2008,ELES PENSAM QUE NÓS É QUE SOMOS IDIOTAS.JÁ QUE DIZEM QUE VÃO INVESTIGAR TEM QUE SER ATÉ ESSE ANO DE 2013 VEREADORES ELEITOS E NÃO ELEITOS PELO POVO.
O VALE ACORDOU TEMOS QUE ACORDAR ALGUNS VEREADORES,SÃO ELES QUE DECIDEM OS DESTINOS DE PETROLINA,VAMOS ESTÁ ATENTOS A ESSES CARAS.
Nao quero nem saber eu quero é ver as duas esses tres ai sao todos sujos.odaci,fernando e julijo.bota pra feder eles nao sao santo.
Que vergonha para minha querida Petrolina. É CORRUPTO PARA TODOS OS LADOS.
CPI JÁ, PARA TODAS AS FALCATRUAS MUNICIPAIS.
SOCORRO MINISTÉRIO PÚBLICO, SOCORRO IMPRENSA
Eu ví Edilsão e Ronaldo Cancão fiscalizando o TRAUMAS hoje.Esses dois são sérios.Estes trabalham.Parabéns aos dois!!!