O Centro de Parto Normal (CPN) de Petrolina, em pouco mais de dois anos de funcionamento, já realizou 1.005 partos humanizados. O trabalho realizado no CPN acontece em pacientes sem histórico de alterações durante a gestação, já que a unidade atende gestantes de risco habitual e que tenham o desejo do parto natural. A unidade funciona 24h, conta com uma equipe multidisciplinar e atende mulheres residentes em Petrolina, que são assistidas na rede de atenção básica ou particular da cidade.
A coordenadora do CPN, Francisca Castro, explica os critérios para a realização do parto na unidade. “Para as mamães que desejam ter o seu filho de forma natural e humanizada, é necessário que elas façam acompanhamento de pré-natal, com no mínimo cinco consultas, e realizem todos os exames solicitados, pois através deles é possível identificar o histórico da paciente e assegurar um parto seguro e tranquilo”, ressalta.
Vale destacar que as futuras mamães também podem realizar uma visita guiada toda terça e quinta-feira, às 10h30. Durante a visita, além de conhecer o local, também é possível tirar dúvidas com os profissionais. O Centro de Parto fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no Centro da cidade.
Isso dá apenas 1 bebê por dia. Esse é um dos muitos elefantes brancos criado pelo galeguinho para enganar os bestas, enquanto que o Dom Malan vive lotado.