O atual titular da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, Edilázio Wanderley, recebeu na manhã de ontem (13) representantes de vários assentamentos da reforma agrária em Petrolina. Na pauta, a principal reivindicação refere-se à água para irrigar os assentamentos. Mas houve outros pedidos.
Além das demandas específicas de cada assentamento, no final do ofício entregue a Edilázio as reivindicações vão desde a democratização da Codevasf até implantação de agroindústrias, tratores com equipamentos, casa de farinha e engenhoca.
O encontro foi articulado pelo Conselho Popular de Petrolina (CPP), por meio de Rosalvo Antonio (coordenador de Comunicação e Relações Sociais), Isabel Macedo (coordenadora adjunta) e Zezinho de Mindu (coordenador geral). Integrantes da Astraf também participaram.
O gestor da 3ª SR comprometeu-se em levar essa pauta a Brasília, mas ainda ontem foi firmado o compromisso de se criar uma comissão com a participação do CPP, Codevasf, Incra, Univasf e IFSertãoPE – entre outros parceiros – para uma visita a todos os assentamentos e levantar questões imediatas, além das de médio e longo prazo, na busca pelas soluções dos problemas.