A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) aplicou uma multa de R$ 100 mil à Prefeitura de Nazaré da Mata (PE), na Zona da Mata Norte, por irregularidades no antigo lixão da cidade. Em vistoria realizada na quinta-feira (31/10), os fiscais verificaram que o município não deu início ao processo de recuperação da área, onde focos de incêndio têm ocorrido constantemente, agravando a poluição do ar e ameaçando a saúde pública.
Além da multa, a CPRH determinou que a prefeitura adote imediatamente medidas de controle, como o uso de tratores e carros-pipas, para conter novos focos de incêndio. A Prefeitura também tem 30 dias para apresentar um Plano de Recuperação das Áreas Degradadas (PRAD), que deverá incluir drenagem de gases inflamáveis, cobertura de lixo do exposto, revegetação, cercamento e monitoramento contínuo do local.
O lixão foi oficialmente fechado em março de 2023, após um acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Desde então, os resíduos municipais passaram a ser enviados para um aterro licenciado em Igarassu (PE), no Grande Recife.
Todo lixo deveria ser reciclado os recicláveis, o restante deveria ser incinerado em fornos próprios. Grande parte do lixo pode ser transformado em tijolos, adubos e outros. O lixo plástico se não reciclável, deveria ser incinerado, mas a melhor medida para os plásticos, seria não fábrica Los.