Crad/Univasf investe na formação de agentes em Educação Ambiental

por Carlos Britto // 21 de outubro de 2009 às 07:39

Através do projeto Soldado Cidadão, o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad/Univasf) está capacitando militares do Exército na área de Educação Ambiental. O primeiro curso foi iniciado no início deste mês para soldados do 72o Batalhão de Infantaria Motorizado (72o BI Mtz) de Petrolina.

O projeto tem como objetivo promover a consciência de cidadania, noções em educação ambiental, além de oferecer aos jovens incorporados às forças armadas, oportunidades de formação complementar.

As aulas serão ministradas até o dia 30 de outubro pela equipe do Crad, envolvendo conteúdos teóricos, e práticas de campo. O programa de 64 horas inclui palestras sobre diversos temas. No dia 23, das 8h às 12h, acontece a palestra ‘Como posso ajudar a Caatinga e o rio’; das 13h às 17h, ‘Sistemas de irrigação utilizados na produção de mudas’.

No dia 27, de 8h às 10h, será ministrada ‘Marcação de Matrizes/teórica e prática; das 10h30 às 12h Uso de plantas da Caatinga na arborização urbana. Das 13h às 15h Manejo sustentável da caatinga: criação de caprinos e emas. No dia 30, das 8h às 17h haverá prática de campo, no campus Ciências Agrárias e na sede do 72o BI Mtz.

Para a coordenadora do projeto, professora Jaciane Campelo, o curso abre
oportunidades de atuação no Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São. “A idéia é que os agentes formados pelo Crad possam atuar como disseminadores de conhecimento, disse. De acordo com o projeto, o curso  visa à formação nas áreas de gestão ambiental, reflorestamento ambiental, manejo do solo e de plantas da Caatinga, paisagismo rural, georreferenciamento, irrigação, entre outros.

Crad/Univasf investe na formação de agentes em Educação Ambiental

  1. FÁTIMA disse:

    Somente educando é que se consegue transformar tudo para o lado positivo.

  2. Sida Pinheiro disse:

    Estou encantada com o Blog de Carlos Brito. Parabéns!!
    Este pequeno grão de alegria , informação, gera esperança dentro de cada um de nós. De mudar o que precisa ser mudado, transformado e alimentar a Alma dos sedentos por um mundo melhor.
    É isso aí, não existe jeito certo de fazer, o importante é não ficar na ociosidade, o que interessa realmente é a conduta de cada um em direção ao servir e tentar fazer o melhor. Você na criação deste Blog está tentando. Fico Feliz em saber que VC. existe e se faz presente nos momentos de vida do Vale Franciscano.
    Paz Inverencial !!! Sida Pinheiro- Vice Presidente da UBE- Petrolina- União Brasileira de Escritores de petrolina.

  3. Sidroniosa Pinheiro- Sida disse:

    Quem sou Eu ? Caçador de Blog como o de Carlos Brito.

    Parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários