A cantoria de viola, tradicional ritual da cultura nordestina na qual os cantadores desenvolvem os seus improvisos em espantosas composições metrificadas, subirá ao palco do Centro de Cultura João Gilberto neste sábado (19), em Juazeiro, às 20h30
Quatro dos maiores repentistas do Brasil – Luciano Leonel, João Lídio, Rafael Neto e Cícero Galvão – prometem surpreender o público regional com um repertório de repentes e belos versos em rimas de sonoridades perfeitas e inimagináveis.
Luciano Leonel é pernambucano de Cachoeirinha e começou a cantar aos 17 anos. Atualmente, através do seu programa na Rádio Jornal do Commercio, em Caruaru, no Agreste, divulga a poesia dos únicos artistas do planeta que sobem ao palco sem uma pauta definida e fazem dos seus repertórios verdadeiras obras da inteligência e do improviso humano.
Natural de Sertânia (PE) e ganhador de diversos festivais, João Lídio é considerado um dos melhores repentistas da nova geração. Já cantou com grandes vates nordestinos, a exemplo de Ivanildo Vila Nova, Edivaldo Zuzu e Antônio Lisboa.
Já o poeta popular, repentista e cordelista Hélison Rafael da Silva Nascimento, mais conhecido como Rafael Neto, é natural de Aracajú (SE). Atualmente apresenta o programa ‘A Voz do Sertão’, na Rádio São Francisco FM, em Sobradinho (BA). Já ganhou diversos festivais de repente, tem dois CDs lançados, duas coletâneas de poesias e 65 folhetos de literatura de cordel, além de atuar também como agente cultural das duas maiores editoras de literatura de cordel do Brasil (Luzeiro e Tupynanquim).
O quarto violeiro a se apresentar no João Gilberto é um poeta repentista que começou a fazer seus primeiros versos aos 12 anos, em Juazeiro do Norte (CE). Campeão de diversos festivais, gravou cinco CDs em duplas com Edivaldo Amaral, Chico Maia, Claudeci Gonçalves e Rafael Neto, além de participações em 3 DVDs de festivais e a parceria com Rafael Neto na apresentação do programa ‘A Voz do Sertão’.
Participações especiais
As participações especiais vão ficar por conta dos poetas Mauro Ramalho e Natanael Cordeiro. Grande poeta, escritor e declamador, o cearense de Juazeiro do Norte, Mauro Ramalho, já ganhou diversos concursos em prosa e principalmente em versos pelo interior da Bahia. O repentista e sanfoneiro Natanael Cordeiro não fica atrás: atuou em diversas rádios nordestinas e atualmente apresenta, na Rádio Grande Rio AM, em Petrolina, os programas ‘Clube do Cantador’ e ‘Sanfona e a Viola’. Presidente da Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco, ele tem 10 CDs gravados e brilha nos palcos dos festivais de violeiros de todo o Nordeste, inclusive trazendo vários primeiros lugares para Petrolina. O ingresso para o show custa R$ 10. Maiores informações sobre compra de ingressos antecipados pelo telefone: (74) 8819-1985. (Fonte: CLAS Comunicação)