O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realiza na noite desta segunda-feira (24) plenária extraordinária para discutir a situação do Hospital Universitário (HU) de Petrolina.
Apenas os conselheiros da entidade podem participar da reunião que ocorrerá às 18h na sede do Conselho, na Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro, Recife. Os 42 conselheiros tiveram acesso ao relatório da fiscalização realizada no último dia 13 contendo a proposta do Ministério Público Federal em firmar um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC).
Na semana passada o procurador o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues reuniu-se na cidade com o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Leonardo Martinelli, na sede doMPF em Petrolina, para discutir uma ação conjunta dos dois órgãos no HU. Ficou acordado que as entidades irão fazer uma ação com o objetivo de manter a escala de trabalho adequada e o fornecimento de medicamentos e insumos.
No termo de ajustamento, a justiça acompanhará a gestão do hospital e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) no cumprimento dos critérios estabelecidos no documento. A unidade assiste hoje 53 municípios da região e na fiscalização realizada em 13 de novembro pelo Conselho foi identificada a falta de gases, soro fisiológico (uma semana antes) e antibióticos fundamentais para um hospital deste porte. As informações são da assessoria do Cremepe.