Crianças e adolescentes dos conjuntos habitacionais Vila Esperança, Vila Verde e Vila Real, na zona oeste de Petrolina, vivem uma rotina de perigo todas as semanas. E tudo para terem o direito de estudar.
O problema é que a escola fica a um quilômetro de onde moram, e diariamente eles precisam se aventurar atravessando o contorno do bairro Pedra Linda, na Avenida Perimetral/Rodovia Transnordestina, onde vários acidentes já aconteceram – inclusive com mortes. A última vítima foi um ciclista, que morreu atropelado no dia 16 de abril.
Os alunos têm na faixa de oito a 14 anos de idade. Eles atravessam a rodovia completamente desacompanhados, sem o auxílio de um adulto. Um verdadeiro perigo.
O PREFEITO maravilhoso DE PETROLINA, FAZ PROPAGANDA COM O QUE NÃO FEZ E NÃO FAZ, E AINDA RELOCA UM MONTE DE FAMÍLIAS PARA LOCAIS DISTANTES E NÃO CONSTRÓI NENHUMA ESCOLA PRA ESTAS CRIANÇAS. VEJO VÁRIAS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NO CAIC DA COHAB MASSANGANO TODOS OS DIAS, QUE TENTAM CHEGAR EM CASA NO FINAL DO DIA E SOFREM PRA CONSEGUIR PEGAR O TRANSPORTE PARA O CONJUNTO NOVA PETROLINA. É UMA AVENTURA DIÁRIA. AS PESSOAS PRECISAM DE MORADIA DIGNA, ESTÁ CERTO, MAS FALTAM CRECHES E ESCOLAS NESTES LOCAIS.