A exemplo do que ocorre com frequência em Petrolina (PE), os equipamentos públicos de Juazeiro (BA) viraram alvos dos vândalos. Nada escapa da ação desses marginais: praças, canteiros e rotatórias – entre outros itens.
Na última semana, um ato de vandalismo aconteceu na praça Américo Tanuri, no bairro Castelo Branco, que recentemente recebeu os serviços de embelezamento. Os brinquedos do parque em eucalipto foram quebrados e luzes ornamentais furtadas.
Outro caso revoltante aconteceu na rotatória do Marco Zero, onde as luzes ornamentais foram furtadas antes mesmo do serviço de embelezamento ser concluído, no mês de março passado. Uma das rotatórias da Avenida Cheffy Khoury, no bairro João Paulo II, também foi depredada, e parte do piso em intertravado da rotatória foi arrancado.
Denúncia
O crime de vandalismo está previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III do Código Penal Brasileiro. O autor do delito fica sujeito à prisão e multa por danos ao patrimônio público. Caso a população presencie alguma ação suspeita, a orientação é denunciar tais atos junto à Guarda Civil Municipal (GCM) pelos números 153 e (74) 3611-9880 ou à Polícia Militar no 190.