Crimes de corrupção agora são hediondos

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2009 às 14:04

CORRUP~1O Congresso aprovou projeto de lei enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que torna hediondos os crimes de corrupção quando cometidos por “altas autoridades” da administração pública federal, estadual e municipal.

Com a aprovação, serão considerados hediondos os crimes de corrupção ativa, passiva, concussão e peculato, que também serão inafiançáveis quando cometidos por autoridades do primeiro escalão.

A aprovação do projeto ocorre dias depois de vir à tona o chamado “mensalão do DEM”, um suposto escândalo de corrupção no governo do Distrito Federal que teria a participação do governador José Roberto Arruda (DEM).

Crimes de corrupção agora são hediondos

  1. Roberto Gomes disse:

    Uma luz no final do tunel.

  2. Dreda disse:

    Melhor seria se todos os crimes cometidos neste Governo já se enquadrassem nesta nova lei, que aliás, não se sabe nem se será aprovada. Isso está com cara de golpe de marketing: o Presidente dá uma de bonzinho, lançando leis extremas contra a corrupção, já combinando que não será aprovada pelo congresso. Quero ver o empenho da base governista para fazer aprovar essa lei, em votação aberta.

  3. João Batista disse:

    Caro, Carlos Britto,

    Esta matéria está com a carroça à frente do burro, pois o projeto de lei para tornar os crimes de corrupção como crimes hediondos, ainda não foi se apreciado pelo Congresso Nacioanl, na realidade é uma sugestão do governo federal. Cuidado com afirmações de coisas não concretizadas.

    Veja matéria da Folha de São, abaixo, extraida do blog do magno:

    “10/12/2009
    A corrupção às vezes está dentro da casa, diz Lula

    Jorge Hage, Lula e Gilmar Mendes em evento contra a corrupção

    Ao anunciar ontem o envio de projeto de lei ao Congresso que endurece os flagrantes de corrupção, o presidente Lula afirmou que esse tipo de crime às vezes acontece dentro de casa sem que se perceba.”A corrupção é como uma droga (…) Às vezes, o filho está queimando um “baseadinho” no quarto, e ele [pai] não sabe. A corrupção é assim. Às vezes ela está dentro da tua casa, ela está na tua porta e você não sabe.”

    “Eu prefiro que saia manchete para a gente poder investigar, do que não sair nada e a gente continuar sendo roubado e continuar não sabendo o que está acontecendo”, disse. Em nenhum momento no evento contra a corrupção, Lula mencionou o escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal. Lula afirmou que, ao apresentar a proposta, o governo está agindo para combater a “safadeza” com o dinheiro público e defendeu rigor nas punições, principalmente as que atinjam o “alto clero”.

    “Um cara que rouba um pãozinho vai preso e um cara que rouba R$ 1 bilhão não vai preso (…) Se não aumentarmos a punição para essa gente, vamos continuar enchendo as cadeias de pobres”, declarou. Lula criticou a existência dos paraísos fiscais, disse que o Brasil é um dos países que mais têm instituições de combate à corrupção e afirmou que levará o seu projeto à próxima reunião do G20 (grupo das maiores economias do mundo).Segundo o presidente, a administração pública deve fazer um “check-up” anual para tentar identificar ações de corrupção, já que muitos que a praticam têm “cara de anjo” e não dão sinais de que estão desviando recursos públicos.(Informações da Folha de S.Paulo – Simone Iglesias)”

  4. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Devia valer pro passado, devia a lei retroagir ao tempo da Máfia dos Vampiros, dinheiro na cueca do PT, mensalão do governo lula, máfia dos sanguessugas que até agora não deu em nada.

    Interessante que pra oposição vale o rigor da lei, mas pra turma do lulismo não vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários