Depois de meses administrando a crise econômica mundial que resultou em mais de 10 mil demissões no campo, a fruticultura do Vale do São Francisco começa a se recuperar. A volta ao mercado de exportações de uva e manga estimulou novas contratações de trabalhadores da agricultura irrigada.
O exportador Sueme Koshiama já readmitiu mais de mil funcionários, além de ter aumentado a produção de manga em 400 hectares: “Nós temos uma expectativa de mercado muito positiva, principalmente no mercado norte-americano e europeu.” Afirma o exportador.
No ano passado os exportadores de uva e manga do Vale do São Francisco tiveram R$ 300 milhões em prejuízo. Agora eles esperam produzir mais de R$ 500 milhões com a venda da safra desse semestre.
Para o presidente da Câmara de Fruticultura, Ivan Pinto, a estimativa é que a exportação de manga chegue a 117 mil toneladas. Já a exportação de uva deve cair em 20%, o que corresponde a 70 mil toneladas. A redução de uva é devido às propriedades que fecharam e pela baixa produção por causa da chuva, mesmo assim os produtores vêem isso como um avanço que está contribuindo com outros setores da econômia.
Esse titulo, crise economica chegou ao fim, me parece profundamente errado porque dá um sentimento de otimismo exagerado.
Nada disso é certo, não é só o Vale que precisa sentir a saída da crise, é o Brasil e o Mundo, que precisam sentir confiança para comprar as frutas do Vale do São Francisco.
E os dados indicados, positivos em valor, representam ainda uma quebra de 9 mil empregos.
Ow Sr. inteligente, tu pensa que é soh assim?! Voltar os 10 mil trabalhadores?!
Aiaaai… Não é assim não cara! A safra ta voltando, e aos poucos tudo voltará ao normal.
O título pode estar até exagerado, poderia ser: “A crise está indo acabando…” ou algo parecido. Mas o que vale é a intenção, essa matéria me ajudou muito pra um trabalho da faculdade.
Valeu.
Favor considerar apenas o 2º comentário. Obrigado.