A crise decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul está impactando diretamente a economia e, principalmente, o bolso dos consumidores. Segundo especialistas ouvidos pela revista Inteligência Financeira, a inflação de alimentos como arroz, proteína animal e óleo de soja deve aumentar devido às adversidades climáticas no estado.
A magnitude do impacto nas estimativas do IPCA para 2024 ainda é incerta, mas é esperado um acréscimo de pelo menos 0,1 ponto percentual. No entanto, a situação pode se agravar, uma vez que as águas ainda não cessaram e o alcance total dos danos ainda não foi avaliado.
O preço do arroz é um dos mais afetados pela situação. As enchentes, provenientes dos temporais, impactaram diretamente na produção de grãos, especialmente de soja e arroz, fundamentais para a economia estadual. De acordo com Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, espera-se um aumento de até 20% no preço do arroz no varejo.
Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Galapagos, ressalta que o arroz será o primeiro produto a apresentar elevação nos supermercados, dado o peso significativo do Rio Grande do Sul na produção nacional, responsável por 70% da safra total. “Certamente, o arroz terá um aumento mais rápido”, destaca Tatiana. “Além disso, produtos como milho, farinha de milho, feijão, carne suína, óleo de soja e leite também devem sofrer aumento de preço”, complementa. (Fonte: Revista Inteligência Financeira)
Isso está errado, MSTBosta que abastece o brasil.
Vou parar de comer arroz e carne e só vou cozinhar na banha de porco.