Cristina Costa pede humanização no atendimento dos hospitais

por Carlos Britto // 22 de março de 2010 às 16:12

cristina costa

A vereadora Cristina Costa na sessão de hoje (22), na Casa Plínio Amorim, usou a tribuna para denunciar o descaso da saúde pública. Segundo ela é necessário “humanização do atendimento dos hospitais, sobretudo aos usuários do SUS”, destacou.

A parlamentar enfocou em seu discurso um fato que ocorreu na última sexta-feira (19). O senhor Antônio Carlos da Silva Pereira, 33 anos, que sofreu um acidente de carro em Ouricuri, cidade onde morava. “Ele deu entrada no hospital de Urgências e Traumas no dia 12/03, e por causa deste acidente teve fraturas no fêmur, na bacia e em duas costelas, ou seja, politraumatismo. Este homem foi encaminhado para a sala vermelha, onde recebeu os atendimentos de emergência. Segundo Espedito, irmão de Antônio, a negligência no atendimento do paciente se deu desde a entrada até a sua morte. Demorou para ser atendido e medicado, demorou para ser encaminhado para o internamento e demorou mais cinco dias para fazer a sua cirurgia. No dia em que entrou no hospital a sua cirurgia foi marcada e remarcada três vezes. Na madrugada da sexta-feira disse que não estava se sentido bem e a enfermeira chamou o clínico geral, que constatou que ele estava com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A equipe entrou em contato com o neurologista que estava sobre aviso de plantão e não conseguiu”, pronunciou na tribuna.

Cristina Costa justificou o seu discurso dizendo que “a ética profissional deve caber a todos, mas principalmente aos profissionais da saúde. Nem todos os procedimentos foram utilizados para salvar a vida deste homem”, lamentou.

 A parlamentar ainda enfatizou: “é preciso debater a humanização da saúde pública, muita coisa melhorou quando o hospital de Traumas foi encaminhado a Univasf, mas precisa melhorar o gerenciamento médico”.

Cristina Costa pede humanização no atendimento dos hospitais

  1. Anônimo disse:

    Avisem a vereadora que já existe um projeto de “humanização” no sistema público de saúde. O que, alíás, pode ser considerado uma piada – de mau gosto – por parte dos representates do governo, simplesmente pelo fato de que o atendimento a uma pessoa com problemas de saúde deveria, no mínino, ser ético.

    Se você quiser saber mais informações sobre o Humaniza SUS:

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=28288

  2. chico disse:

    A vereadora é mais uma vitima de propagandas enganosas, o trauma NUNCA melhorou com a UNIVASF casos como esse são a rotina do hospital ,desafio a gestão do traumas a apontar uma so melhoria,não tem cirurgias eletivas os pacientes continuam morrendo na sala amarela que nem medico tem de plantão mesmo sendo uma uti,passam dias em cima de macas duras na vermelha esperando internamento ou para morrer filas e mais filas na ortopedia,pacientes esperam em media 10 dias para serem operados de cirurgias de emergencia nem um aparelho decente de Rx tem no hospital imaginem um ultrassonografia que lev a um mes para ser marcado tomografia la so em sonho.Cade o tomografo que prometeram.O traumas continua o mesmo matadoro de sempre.

  3. peixe disse:

    Concordo com CHICO la tem medico que ainda é residente ,estudando ainda e sem licença para fazer cirurgias,operando pacientes o resultado so Deus sabe.

  4. Pedro disse:

    Se existe nao funciona,medico em petrolina parece Rei nao fala com paciente,fala com as fichas,nao tem hora pra chegar,chefs a hora que quer e nao da satisfacao a ninguem sao os donos da bola com rarissimas excecoes

  5. anonimo 2 disse:

    Mas isso não é questão de humanização apenas. Se o hospital não é mais de ‘TRAUMAS” ele agora é de “Clinicas” e só visa campo de estudo para estudantes. Lógico que isso ia acabar acontecendo e vai ser sempre assim enquanto só atender os interesses da UNIVASF. Na região não se tem um hospital para atender URGÊNCIAS E TRAUMAS pelo SUS.
    Quando se tomou a decisão de passar o hospital para UNIVASF a camara não se manifestou, agora chorar o leite derramado. Será que estão com medo de perder votos de estudantes e apoio politico do reitor que agora é filiado a partido? E nós população que acreditamos em vocês? Não temem perder nosso voto ?
    Não entendo mais isso, antes tudo que os prefeitos iam fazer tinham que passr pela Camara, agora prefeito faz o que qur com a coisa publica e a camar só assiste de mãos atadas. O que estará por traz disso hein!? Medo de que?

  6. Alberto disse:

    Percebo que ser vereador em Petrolina é coisa muito fácil. Quando é governista, vai à tribuna defender o governo ao qual dá sustentação. Quando é oposição, vai à mesma tribuna reclamar. Idéias e contribuições zero, zero. Fazer o que essa vereadora está fazendo, um papagaio treinado também faz. Portanto, QUIRINA, queremos é novidades.

  7. Maria Luiza disse:

    Entendo que esta é uma postura do poder legislativo mesmo, de trazer estas questões à tona, para o debate. Parabenizo a professora Cristina por colocar tudo isso. Esperamos agora que se tome uma providência, pois os problemas existem, as vaidades, as feridas abertas existem, mas é necessário tocar mesmo nestes assuntos delicados…

  8. OSGA disse:

    Só uma pergunta? A culpa do mau atendimento é da UNIVASF ou de alguns (ou muitos) médicos que nunca cumprem seu papel?

  9. Andreia Costa disse:

    Este assunto é delicado porque mexe com a classe médica de Petrolina, e nós sabemos como muitos médicos se comportam por aqui, priorizando mesmo seus interesses. De qualquer forma não vamos deixar de compreender que os médicos, como profissionais de alto nível merecem sim ter boa remuneração, valorização, local adequado para trabalhar, mas as pessoas também merecem ser bem tratadas. Este caso que tá aqui no blog eu ouvi no rádio, no dia que o hoemem morreu, e, o médico que era para atender ele não apareceu. Então este médico que não apareceu é sim responsável pela morte do rapaz.

  10. Maria das Graças disse:

    Queria que Alberto me explicasse o que mesmo que o vereador deve fazer: gerir o hospital de traumas? tapar os buracos? botar água na torneira? fazer com que a energia não falte mais nunca? olhar pra cara de Alberto?
    Porque não dá pra entender como pessoas como Alberto confunde EXECUTIVO com LEGISLATIVO…

    Dãaaaããããããããããã

  11. Alberto disse:

    Maria das Graças, você quer que eu explane a você a respeito da concepção tripartite de poder, trazida por por Montesquieu em sua obra “O Espírito das Leis”, em inglês ou em português? você deve ser uma petista que, assim como o Lula, não sabe e não ver nada e bota sempre a culpa nos denominados petistas aloprados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários