CRLV 2011 passa a ser obrigatório a partir desta sexta para veículos com placas 1,2,3 e 4

por Carlos Britto // 01 de julho de 2011 às 11:02

Quem é proprietário de veículos em Petrolina com placas de terminações 1, 2, 3 e 4 devem ficar atentos: a partir desta sexta-feira (01), o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) 2011 será exigido dos donos. De acordo com o coordenador da 8ª Ciretran, Adalberto Filho (foto), o documento é obrigatório e substitui o CRLV 2010, que perde a validade. Os demais veículos só precisam transitar com o documento atualizado a partir de agosto e setembro.

O CRLV é entregue em até 30 dias no endereço do proprietário que já concluiu o processo de licenciamento, mas só é emitido após a quitação total dos débitos. “Como o calendário para o pagamento do licenciamento de todos os veículos chegou ao fim desde maio, é importante que os proprietários observem esse detalhe para não sofrerem punições se forem pegos em blitz”, explica Adalberto Filho.

O prazo limite para circular com o CRLV 2010 é o seguinte:

Placas 1, 2, 3 e 4 – 30/06/2011

Placas 5, 6 e 7 – 31/07/2011

Placas 8, 9 e 0 – 31/08/2011

Quem estiver circulando com o CRLV 2010 fora do prazo estabelecido acima estará sob pena de ter o veículo retido até a apresentação do documento atualizado. Circular sem documentos de porte obrigatório é infração leve (multa de R$ 53,21 e três pontos na CNH). Nos primeiros seis meses desse ano, o órgão registrou 6.137 multas por conduzir veículo sem documento de porte obrigatório. Nos próximos dias, os agentes nas blitze do Detran farão apenas advertência aos condutores que estiverem em dia com o licenciamento, mas que forem flagrados sem o CRLV 2011.

Aos motoristas que estiverem quites com o Licenciamento 2011 e não receberam ainda o documento devem ligar para o teleatendimento da empresa através do (81) 3453.1514 para localizar o CRLV. Quando o documento é devolvido ao Detran, ele é remetido ao posto de atendimento mais próximo do endereço informado pelo usuário. Caso o usuário tenha recebido e perdido o documento, poderá solicitar uma segunda via através do endereço www.detran.pe.gov.br e optar por recebê-la em uma das unidades do Expresso Cidadão, onde o atendimento está normalizado.

Atualização de endereço 

Para evitar qualquer transtorno é fundamental que o usuário mantenha seu endereço atualizado. Somente em 2010, mais de 15% das correspondências encaminhadas pelo Detran-PE foram devolvidas. E o documento recordista é justamente o CRLV, com 30.166 devoluções em todo o Estado. Os principais motivos de devolução são os endereços truncados, com CEPs ou número de casa incompletos.

Para atualizar o endereço, basta o usuário se dirigir a qualquer unidade de atendimento do Detran-PE portando Xerox e original de identidade, CPF e documento do veículo / Habilitação, além de comprovante de endereço atualizado. As cópias são anexas a um formulário padrão com a declaração de atualização de endereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários