A campanha de vacinação para cães e gatos em Petrolina prossegue com seu cronograma até o final de setembro. Iniciada no último dia 15, a ação abrange todos os bairros e localidades da cidade, tanto na área urbana quanto na rural. A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina (atualmente estimada em 40.522 animais) e 100% dos felinos (com 6.586).
Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos. De acordo com a coordenadora e veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Graziella Correia, os animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. As fêmeas gestantes e lactantes não podem ser vacinadas.
“Embora nos dias de hoje a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de animais. A doença é uma zoonose que mata seres humanos e animais. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção“, destacou.
Para essa semana, o Centro de Controle de Zoonoses divulgou a lista de bairros que serão atendidos. Na segunda (24) a vez foi do Jardim Amazonas. Na terça (25) as equipes da prefeitura foram até as comunidades de Pedro Raimundo e Vale do Grande Rio.
Já nesta quarta (26), os agentes atenderão três bairros: Portal da Cidade; Jardim Imperial e Alto da Boa Vista. Amanhã (27) é a vez da população do Parque Massangano, Rio Claro e Vila Chocolate. Na sexta-feira será apenas o Jardim Petrópolis. A programação da semana encerrará no sábado (29) com Jardim Guanabara, Jardim Guararapes e Nova Petrolina. De segunda a sexta o atendimento é feito de 14h às 19h. Já nos sábados os profissionais percorrem os bairros das 8h às 12h.
Quero saber quando a equipe da vacina vem para o interior.