Equipes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro (BA) têm sofrido com o desrespeito às barreiras e às orientações dos agentes, por parte de vários condutores de veículos, durante os trabalhos de revitalização da sinalização.
Só nesta quarta-feira (6), 12 notificações foram aplicadas pelos agentes de trânsito, além da apreensão de um veículo de duas rodas. Isso porque, mesmo com toda a orientação e escolhendo horários de menor fluxo, como a madrugada, muitas pessoas se sentem no direito de violar o trabalho dos profissionais.
O diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, reforçou a importância de se respeitar o Código de Trânsito Brasileiro. “As pessoas precisam entender que o respeito às leis de trânsito é primordial e que aqueles profissionais estão ali, prestando um serviço que é para a própria população, então não há justificativa para o desrespeito dos condutores. Isso gera prejuízo para o município e desgaste dos profissionais“, explicou.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro
Art. 209. Transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, ou deixar de adentrar às áreas destinadas à pesagem de veículos: (Redação dada pela Lei nº 14.157, de 2021)
Infração – grave;
Penalidade – multa.
Art. 195. Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes:
Infração – grave;
Penalidade – multa.