A equipe da Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no Interior de Curaçá, no norte da Bahia, esteve reunida esta semana com representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Na oportunidade, foi feita uma parceria com o governo municipal para a implantação do Programa ‘Água Doce’ (PAD), do Governo Federal, que tem como objetivo garantir o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo a implantação de sistemas de dessalinização ambiental sustentável em poços artesianos com grande teor de sal, para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades do semiárido.
“Além da dessalinização, o projeto possibilita uma política permanente de acesso à água de boa de qualidade, isso sem falar que, além das famílias, o meio ambiente também será beneficiado“, destacou o superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanderley Menezes.
Criado em 2004, o PAD possibilita a gestão, pesquisa, sistemas de dessalinização, sustentabilidade ambiental, mobilização social e sistema de produção, inclusive contribuindo para a convivência e permanência do homem no campo. Além da equipe da Secretaria de Agricultura, estiveram presentes o diretor do SAAE de Curaçá, Oélder Robério de Araújo, e o secretário de Governo, Ticiano Félix.