Para assegurar o acesso a políticas públicas às pessoas surdas e com deficiência auditiva, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), está capacitando profissionais da pasta no curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando a aprimorar a oferta dos serviços municipais, além de fomentar a inclusão educacional e social desse público. O trabalho faz parte das premissas da gestão municipal de qualificação do atendimento prestado aos petrolinenses.
O curso acontece nas terças e quintas-feiras na Escola do Saber, das 18h30 às 20h30, e é destinado a professores, gestores, coordenadores e outros profissionais de Educação. Com duração de 40 horas, o curso é ministrado pela professora Maria Aparecida Nascimento e aborda teorias e práticas da Libras.
A gestora da Escola do Saber, Midian de Castro, destaca que a iniciativa visa a consolidar políticas públicas inclusivas no município. Ela ressalta que “ter profissionais capacitados nos serviços públicos e nas unidades de ensino facilita o acesso de quem precisa”.
A Seduce querendo mostrar serviço. Deveria se envergonhar de impor 300 h/aulas aos professores para completar as horas e NÃO chamar os professores da seleção simplificada. Sem falar que esculhambaram as seleções, fazendo uma salada de editais, chamando professores de editais anteriores em detrimento dos atuais, bem como transformando as seleções em máquina de arrecadação.
Libras deveria ser matéria na grade curricular de todas as escolas.