Com o intuito de qualificar os atendimentos de risco realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, será realizado um curso de Regulação Médica de Urgências para os profissionais do Samu e dos hospitais que existem na microrregião Norte da Bahia. Além de Juazeiro, as unidades compreendem as cidades de Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Uauá, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.
A iniciativa será direcionada para médicos reguladores, intervencionistas, telefonistas, auxiliares de regulação médica, rádio-operadores, condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros do Samu e diretores dos hospitais. Também participarão do curso os profissionais do Samu de Petrolina, visando a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).
O objetivo do curso, segundo o supervisor do Núcleo de Urgência e Emergência de Juazeiro, José Denes Rufino, é melhorar o suporte da assistência em saúde e reduzir o índice de mortalidade, adoecimentos e consequências por urgências e emergências, como acidentes de trânsito e infartos.
O curso acontece no Centro de Saúde III, na Orla de Juazeiro, nesta sexta (26) e sábado (27), das 8h às 12h e das 14h às 18h. O palestrante é o coordenador de Urgência e Emergência do Estado da Bahia e consultor técnico do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Monteiro.
Como todos nós sabemos, esta é uma ação do governo federal que vem sendo implantado em todos os municípios. No nosso caso aqui em Sobradinho, sabemos que a Unidade para ser instalada precisa de local adequado para sua equipe técnica. Será que pelo menos já pensaram nisso?
Como terá lugar adequado?… se teremos que ligar pra central de regulação da cidade de Juazeiro
Sim, Sobradinho, Uauá, Casa Nova, Sento Sé, etc, etc…
Todos os municípios serão regulados por Juazeiro.
Cada município terá uma sede para a ambulância que ficará na cidade, mas de lá só sairá com a “ordem” do médico de Juazeiro.
Nada mais justo do que cuidar da saúde da população de petrolina ,o que a samu não está chegando a tempo para socorrer as pessoas espero que esse programa ajude ales sempre vir imediato quando receber o telefone mesmo sendo trote mais eles tem identificador de telefone para que?Se caso ouver trote denunciar e não deixar de atender a população de petrolina por causo de trote porque existe realmente pessoas que precisam da ajuda de vocês então não fique pedindo documento de pessoas que as vezes ta jogada no chão que não sabemos nem quem é ,pessoas passanDo mal e tendo que procurar documento isso não existe vamos lutar para que esse progama venha a funcionar!Andreia de Souza
´
É um avanço para todas as cidades que compõem a Microrregião Norte da Bahia.
É essencial que a população seja esclarecida da importância do sistema intermunicipal, para que possa fazer uso correto das ambulâncias do SAMU.
Estamos em fase incial, de licitação,para construção das bases,material de consumo,EPIs etc.