A mostra audiovisual ‘Curta Vídeo com Verba Curta’ divulgou a lista de selecionados para sua edição 2024. Através de edital, foram escolhidas seis propostas de artistas do Interior pernambucano para criarem uma obra inédita, que será exibida no projeto. Entre os selecionados estão curtas-metragens, videoarte e outros.
“A mostra tem tudo para ser potente revelando trabalhos autorais, cujas pesquisas abordam questões de identidade e território necessárias de serem discutidas na sala de exibição e nas escolas. Os temas são atravessados por pautas políticas e educativa e dialogam com o ideal do edital“, diz o coordenador e curador Rafael Sisant.
A mostra funciona como uma incubadora de ideias artísticas. Cada selecionado receberá um financiamento de R$ 5 mil para tirar sua ideia do papel. Entre as novidades dessa nova edição, está a inclusão de atividades formativas na programação. Cada participante deverá realizar, como contrapartida, uma oficina em escola pública do estado.
“O nível de profissionalismo desses artistas garantirá a missão de compartilhar produtos audiovisuais de qualidade com a população e marcar o nosso tempo. Mesmo os artistas iniciantes apresentaram coerência em seus objetivos e muita vontade de fazer arte, essa energia do novo alimenta a rede artística da Confraria 27“, completa Sisant.
Apoio
Realizado pelo núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27, este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura/Governo Federal. (Texto: Adriano Alves/para o Blog)