Preocupado com os dados acerca do uso de agrotóxicos no Vale do São Francisco, o vereador Geraldo da Acerola (PT) soltou o verbo na Casa Plínio Amorim, clamando urgentemente por ações do Poder Público. Geraldo revelou que, além dos casos de câncer que vêm sendo associados aos agrotóxicos, muitos registros de suicídio também estão vinculados ao problema. Ele afirmou que as frutas e verduras contaminadas pelos agrotóxicos acabam afetando o sistema nervoso, provocando depressão – o que leva a pessoa a tirar a própria vida.
O vereador chegou a ironizar, em tom sério, se o clima acirrado na Casa, entre alguns dos seus colegas, não seria por conta dos produtos que consomem com agrotóxicos. Os números apresentados por Geraldo, que também é fruticultor, são alarmantes.
Ele disse que muitos trabalhadores rurais da região não têm a menor noção de como lidar com agrotóxicos porque simplesmente não recebem informações sobre o tema. Sem falar que boa parte deles também não usa os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários a quem trabalha com esse tipo de produto. Geraldo disse mais: Em Petrolina, agrotóxicos que são proibidos em alguns países são vendidos livremente na cidade. “O que nossas autoridades estão fazendo? ”, indagou. Baseado em dados oficiais, Geraldo revelou que o brasileiro consome, através de produtos contaminados, 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Os campeões entre os alimentos com mais teor de agrotóxico, segundo ele, são o pimentão, morango e pepino.
O mais grave, é que o vale do São Francisco é praticamente desprovido de fiscalização, são poucos fiscais para cobrir toda área.
As lojas por sua parte, so pensam em faturar e grande parte dos produtores são irresponsáveis juntamente com as lojas distribuidoras, que vendem produtos proibidos para diversas culturas agrícolas.
Exemplo:
1) REVUS(Fungicida) , esse produto é proibido para cultura da uva, mas é o mais usado para míldio nos parreirais do vale, basta perguntar a qualquer pequeno ou grande produtor e confirmará dados.
2) ETHREL(regulador de crescimento) , do grupo etileno, a Europa não aceita nenhum resquício desse produto em nossas frutas, nas aqui, os profutores e vendedores de bananas, usam para amadurecer as mesmas e em dois dias estão maduras em nossas mesas.
O mais grave, é que o vale do São Francisco é praticamente desprovido de fiscalização, são poucos fiscais para cobrir toda área.
As lojas por sua parte, so pensam em faturar e grande parte dos produtores são irresponsáveis, juntamente com as lojas distribuidoras, que vendem produtos proibidos para diversas culturas agrícolas.
Exemplo:
1) REVUS(Fungicida) , esse produto é proibido para cultura da uva, mas é o mais usado para míldio nos parreirais do vale, basta perguntar a qualquer pequeno ou grande produtor e confirmará dados.
2) ETHREL(regulador de crescimento) , do grupo etileno, a Europa não aceita nenhum resquício desse produto em nossas frutas, mas aqui, os produtores e vendedores de bananas, usam para amadurecer as mesmas e em dois dias estão maduras em nossas mesas.
Vamos denunciar a ANVISA.
Interessante, ele faz parte do poder publico e fica dando uma de joão sem braço cobrando dos outros. Vai te catar rapaz, cai em campo para fiscalizar o que está errado…
Na área dele deve ocorrer desrespeito ás normas de uso do agrotóxico e às leis trabalhistas. Cuidado com a natureza ele também não deve ter noção. A área dele não resiste a uma fiscalização. É ser muito mala um sujeito deste.
O mais incrível é que esse vereador está no Projeto Nilo Coelho a mais de trinta anos, e só agora, ano eleitoral, vem denunciar tais perigos. Porque não fez antes? Ele próprio compra Fungicidas, Nematicidas e Inseticidas sem receituário de um Engenheiro Agrônomo, ou mesmo de um Técnico Agrícola. Pura balela essa fala dele. Os perigos dos Agrotóxicos estão aí a mais de trinta anos e as autoridades não tomam nenhuma providência
PROCESSO ABERTO PELA VALE S.A. POR FRAUDE E ESTELIONATO CONTRA O IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS BRASILEIRO – IDELB – CNPJ 05.527.226/0001-69, seu diretor-presidente o ESTELIONATÁRIO JOSUÉ DOS SANTOS FERREIRA,o qual apresenta-se como Deputado Federal Suplente. Portador do CPF nº 490.258.804-87, RG nº 797064 SSP/RN, CNH nº 01204290447 – Emissão 10/08/2005, e Outros.
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/337181585/andamento-do-processo-n-0006850-0820168260100-13-05-2016-do-tjsp