Dando continuidade à caravana da biometria no Interior do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) comparecerá amanhã (5) e sexta-feira (6) nos municípios de Carnaubeira da Penha e Betânia (ambos no Sertão) para divulgar o recadastramento biométrico obrigatório. O presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, o diretor-geral, Orson Lemos, e o coordenador do Grupo de Trabalho de Identificação Biométrica (GTIB), Eduardo Lucas, estarão presentes e se reunirão com prefeitos, vereadores e lideranças locais.
Em Carnaubeira da Penha, a audiência pública será realizada nesta quinta, a partir das 14h, na Câmara Municipal, localizada à Rua Nair Freire Novaes Soares, s/nº, Centro. O município possui um eleitorado de 11.603 pessoas, das quais 73,16% foram biometrizadas.
Já na sexta, a audiência acontecerá a partir das 10h em Betânia, no Sertão do Moxotó. O evento também será realizado na Câmara do município, situada na Praça Anfilófio Feitosa, nº 60. Dos 10.172 eleitores do município, 70,81% já realizaram o cadastro biométrico.
Alerta
Atualmente, o recadastramento biométrico é obrigatório em 45 municípios de Pernambuco. Quem não o fizer, poderá perder benefícios como Bolsa Família, ‘Minha Casa Minha Vida’, além de não poder tomar posse em cargos públicos, nem tirar passaporte ou fazer empréstimos em bancos oficiais – entre outros transtornos. Cerca de 15% do eleitorado pernambucano corre o risco de ter o título cancelado, caso não realize a biometria até março de 2020, prazo em que será finalizado o ciclo obrigatório no Estado.