O Diretório Central do Estudantes (DCE) da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) faz hoje um gol de placa.
A diretoria vai entregar aos candidatos a governador Paulo Câmara (PSB), vice Raul Henry (PMDB) e senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), da Frente Popular, a proposta para estadualizar a Facape e torná-la gratuita aos alunos.
“Isso foi nossa proposta de campanha, estava entre as nossas metas. Muitos nem acreditavam que levaríamos à frente. Mas estamos firmes e convictos que é possível. Nunca uma representação de alunos da Facape trouxe aqui um candidato a governador para receber qualquer proposta. É a seriedade do nosso trabalho que possibilitará os avanços“, disse Adonjones Fernandes, presidente do DCE.
A Facape tem cerca de 4,3 mil alunos e alguns já recebem incentivos através do Proupe, que foi criado pelo Governo de Pernambuco com vistas a elevar o patamar do ensino nas autarquias municipais de ensino superior do estado. Trata-se de um programa de distribuição de bolsas que induz o aperfeiçoamento do ensino nas licenciaturas de Matemática, Física e Química, contempladas com um maior quantitativo de bolsas integrais – das 9000 já implementadas.
As demais licenciaturas e bacharelados também são contemplados com bolsas, em quantidades definidas na Lei 14.430, de 30 de setembro de 2011.
O DCE esclarece que, em sua proposta, o governo poderá ir absolvendo os valores das mensalidades gradualmente para não causar um impacto imediato em suas contas.