DCE da Facape se presenteia com mais um ano de mandato e alunos cogitam destituir diretoria

por Carlos Britto // 23 de agosto de 2013 às 18:01

[gview file=”http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2013/08/dce.pdf”]

Os alunos da Facape, que acabam de voltar das férias, receberam uma notícia indigesta. Descobriram que a atual diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) se presenteou com um ano a mais de mandato.

Segundo o edital de convocação número 02/2013, o mandato da atual diretoria foi aumentado de dois para três anos. O documento diz ainda que a decisão foi submetida à aprovação dos presentes.

Acontece que a esmagadora maioria dos estudantes da Facape não sabia dessa alteração, ou talvez uma meia dúzia ligada à diretoria, ou seja, o ano a mais foi decidido só com os amigos e sem a participação do alunado.

O mais grave é que já se ensaiava nos corredores da Facape um movimento para destituir toda a diretoria do DCE, já que os estudantes entendiam que, principalmente, o atual presidente Luiz Fernando Silva não estava comprometido com as causas da comunidade acadêmica, chegando inclusive, a questionarem o seu posicionamento no episódio do aumento das mensalidades, em que o presidente assinou aprovando o reajuste de 15,8% e a majoração só não entrou em vigor graças ao movimento reivindicatório de um grupo de alunos, sem a participação do DCE.

No novo documento, a diretoria excluiu ainda as mulheres, já que o estatuto previa a necessidade da participação de 30% das alunas na chapa. Os estudantes devem convocar uma assembleia para destituir a diretoria do DCE e discutir a realização de novas eleições.

DCE da Facape se presenteia com mais um ano de mandato e alunos cogitam destituir diretoria

  1. Tadeu Plinio disse:

    E democracia foi no fundo poço. agora e a imposição q prevaleci conforme, o texto cabe consulta a todos os alunos para ver se aceitar essa nova proposta.

  2. Adão Lima de Souza disse:

    COMO ERA DE SE ESPERAR O NOSSO REPRESENTANTE ESTUDANTIL FINALMENTE DEIXOU CLARO DE QUE LADO ESTÁ. ENQUANTO BRIGÁVAMOS PARA FREAR A GANÂNCIA DOS GESTORES DA FACAPE, QUE QUERIAM, À REVELIA DO ALUNADO, MAJORAR AS MENSALIDADES ATÉ O LIMITE DE SEU CAPRICHO, SEM AO MENOS DIZER PARA QUE QUERIAM TANTO DINHEIRO OU PRESTAR CONTAS DO QUE JÁ RECEBEU NESSES ÚLTIMOS ANOS, O PRESIDENTE DO DCE, ÀS ESCONDIDAS, APROVA MUDANÇAS NO ESTATUTO DA ENTIDADE A FIM DE SE BENEFICIAR E AGRADAR A ATUAL DIREÇÃO.

    NÃO ACEITAREMOS MAIS ESSE TIPO DE AFRONTA. NEM DA DIREÇÃO, NEM DO DCE.

    FORA FERNANDO. FORA!!! O DCE PERTENCE AOS ALUNO, NÃO A ATUAL DIREÇÃO DA FACAPE.

    1. ENOS ANDRE disse:

      Adão, conclamo segunda-feira entrarmos com uma moção junto a Direção. Precisamos barrar essa gestão incompetente e desarticulada com os interesses dos alunos, pelegos e que querem se perpetuar no poder.

  3. Snoop disse:

    Essa porcaria chamada DCE só serve agora como instrumento de manobra política. Só sabem ficar postando besteira e notícia de político (governista, diga-se de passagem) no Facebook. Lamentável.

  4. Aristides Paixão disse:

    Esse Fernado é um mala sem alça, come dos dois lados, é igual a gilete. Dá uma de bom moço, mais o que ele quer mesmo e se aparecer e se promover.

  5. Amarildo disse:

    Ainda bem que na Facape existe estudantes que sabem lutar pelos seus direitos estudantis, pois se fosse depender desse DCE comprado, os alunos da autarquia estavam “LASCADOS”.

    Temos que mudar essa Faculdade, começando por esse “pseudo-reitoria” !!!

  6. Merecido.para os alunos disse:

    Os alunos da FACAPE merecem, pois quanto tentou-se aumentar absurdamente a mensalidade com o apoio do DCE, que mais pareciam procuradores da instituição, não fizeram grandes coisas contra eles, logo, é bom suportar isso e muito mais permanecendo calado. Ano que vem terá aumento de 15% com o total apoio “dos estudantes/DCE” e durante os três anos de mandado que se segue.

  7. Márcia Pires disse:

    Ridículo! Altamente anti-democrático! É bastante estranho o comportamento desses e de outros que insistem em tentar se perpetuar em entidades estudantis. Fica um alerta aos estudantes da Facape, pesquisem e conheçam os próximos representantes não se deixem iludir por meia duzias de palavras bonitas, entidades estudantis devem ser ocupadas por pessoas altruístas onde o objetivo principal é o bem da maioria, oportunistas não se enquadram nesses espaços.
    Só uma observação, o blog do Carlos Britto só começou a criticar o Fernando quando ele saiu do PSB vale salientar que infelizmente o objetivo do PSB é colocar outro aliado nessa entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários