Decisão difícil de engolir

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2013 às 09:10

if sertão petrolinaA recente decisão do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em realizar um novo pleito para escolher o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), ainda não foi digerida pela comunidade estudantil e funcionários.

E pelo visto, não será. No campus Petrolina, a revolta é geral porque a maioria escolheu o Professor Artidônio Araújo Filho, que foi impedido de assumir o cargo porque o atual reitor, Sebastião Rildo, o denunciou por ser ‘ficha suja’.

“Isso é democracia? quem diz quem deve ser o reitor é a presidente Dilma”, desabafou um aluno ao Blog.

 

Decisão difícil de engolir

  1. Osvaldo disse:

    Se o eleito, escolhido, designado tem ficha suja não é certo que ele seja barrado ? Ou porque é da mesma turma não se consideram as mesmas regras ?

    1. ERICK JUCHARCK disse:

      ERICK JUCHARCK
      11 de outubro de 2013 às 21:45
      Matéria extraída do blog POETADEC; LINK: http://erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/10/95-11-carta-comunidade-do-if-sertao-pe.html

      95, (11) CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE. “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      Pensadores em Observação e Exame de Transposição e Análise do Direito em Exercício da C i d a d a n i a.

      POETADEC

      CARTA À COMUNIDADE DO IF-SERTÃO-PE

      “DA ÁGUA PARA O VINHO” “DO DIA PARA A NOITE”

      “PAPAI NOEL NÃO EXISTE”

      Prezados colegas e simpatizantes,

      A presente análise diz respeito à observação quanto ao texto publicado no blog do banana no dia 25 de setembro de 2013 (LINK:www.ricardobanana.com/ganhou-mas-nao-levou/), onde discursa o Sr. Artidônio Araújo Filho;

      Não há respostas para tudo que se é apresentado, contudo, faço a reflexão que não impõe a razão, mas que compara características, diferenças e semelhanças, sobre a fonte do raciocínio e do olhar atencioso.

      TEXTO QUE PUBLICOU

      O Sr. Artidônio Araújo Filho descreve em parágrafo 3º: (1) “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”; (2) “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”;

      Em parágrafo 4º: (1) “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”;

      Em parágrafo 5º: (1) “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”; (2) “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”; (3) “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”;

      Em parágrafo 8º: (1) “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A N Á L I S E

      I – VIAGEM AO REINO UNIDO

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, Logo após ter sido eleito ao cargo de reitor do IF Sertão-PE, fez a viagem para o REINO UNIDO; viagem programada para reitores e assessores internacionais. Essa viagem dar-se a conhecer tal como se é; que não há perseguição conforme descreve em parágrafo 3º (1) e 5º (3).

      “… acredita que venha sofrendo perseguição dentro da instituição…”.
      “… Então tudo isso pra mim se configura em perseguição política,…”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      Assim fazendo, o Reitor Pro Tempore do IF SERTÃO-PE, SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, incluiu na viagem o Diretor Geral do Campus Petrolina (Unidade Industrial), (também Pro tempore), ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, autorizando o afastamento do país, com ônus para esta instituição.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/90-viagem-do-diretor-geral-pro-tempore.html

      II – NOMEADO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL PRO TEMPORE

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, logo após ter sido Eleito reitor do IF Sertão-PE, foi nomeado ao cargo de diretor-geral pro tempore, do campusPetrolina (Unidade Industrial), pelo Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ (atual reitor), momento em que havia terminado o mandato oficial do cargo de diretor-geral desse campus.

      A nomeação do cargo de diretor-geral Eleito se dá pelo reitor; conforme descrição, tal nomeação (ao cargo de diretor-geral pro tempore (sem eleição) que é de confiança do reitor) não faz a demonstração de que o Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ não deseje que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO seja nomeado ao cargo de reitor, dessa forma, contradiz o que afirma em parágrafo 3º (2) e em parágrafo 5º (1).

      “… Que lhe parece é que o reitor (Sr. Sebastião Rildo Fernandes Diniz) que permanece pro tempore não deseja a sua nomeação…”.

      “… O reitor Rildo não quer a minha nomeação e até disse que eu ganharia, mas não assumiria.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O ato de assinar a Portaria com ônus para a Instituição, que condicionou a viagem do diretor-geral pro tempore Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO – nomeado a esse cargo após a apuração dos votos para reitor –, é inteiramente descabido, pois que, enquanto o liberava para viajar com ônus para a Instituição, já planejava também nomeá-lo a diretor-geral pro tempore do campus Petrolina (unidade industrial)…,

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      III – CERTIDÃO NEGATIVA DE CONTAS

      Ao se digitar o CPF do Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO em site do Tribunal de Contas da União, a certidão negativa de contas não é liberada e aparece a seguinte informação:

      As informações disponíveis sobre o interessado não permitem a emissão de Certidão Negativa via Internet. É necessário o comparecimento ao Tribunal de Contas da União (Sede ou Secretarias Regionais) para esclarecimento de pendências…

      FONTE: portal2.tcu.gov.br/TCU

      Assim sendo, contradiz o que afirma em parágrafo 4º (1) e 5º (2).

      “… tanto que ele (Sr. Artidônio Araújo Filho) tirou todas as certidões negativas para poder ser candidato…”.

      “… Eu só tenho um processo e até a terceira instância eu sou totalmente inocente.”.

      Matéria extraída do blog POETADEC:

      O Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, encontra-se registrado em Lista dos inelegíveis expedida pelo Tribunal de Contas da União, com processo em trânsito julgado desde 2007. Inclusive, constando também, reclusão de 2 (dois) anos e 4 (quatro) meses, com medida de substituição da pena.

      FONTE: erickpoetadec.blogspot.com.br/2013/07/89-acordao-n-625-de-04-de-abril-de-2007.html

      Por último, o parágrafo 8º (1), revela a agilidade do investimento das afirmações em análise:

      “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo”.

      A afirmação: “Caso tenha novas eleições e eu não possa disputar,…”, manifesta ter descuidado nos motivos que o leva a construir e publicar o texto apresentado. Pois que, entre se candidatar de novo e assumir o cargo que foi eleito, não é necessário esperar por sua nomeação em segundo tempo quando está ultimada sua não nomeação ao cargo que pleiteou em primeiro tempo.

      A afirmação: “…, vamos apoiar um nome que não comungue com o regime de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo” denuncia ter descuidado outra vez nos mesmos motivos que o leva a construir e publicar o texto que apresentou. Pois que, durante todo o mandato do Sr. SEBASTIÃO RILDO, desde quando se iniciou – ainda como Diretor-Geral do CEFET PETROLINA – até a data em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO foi eleito Diretor-Geral do campus Petrolina (Unidade Industrial), que esteve mantido por SEBASTIÃO RILDO em cargos de confiança, inclusive, sendo considerado por muitos, como o principal mentor de SEBASTIÃO RILDO.

      Não há mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe”: qual seria o nome “que não comungue” com o “regime” em que descreve o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO: “o de ditador que impera atualmente na instituição imposto pelo reitor Rildo?”.

      Porque quando se faz o levantamento do tempo em que o Sr. ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO esteve agindo ao lado do Sr. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ, percebe-se que o único vínculo inutilizado com o Sr. SEBASTIÃO RILDO é que passou a assumir cargo comissionado através de Eleição, que disputou, e que agora não mais através da excessiva confiança.

      Ao aproximar-se a Eleição praticada em 2012, a que disputou o pleito do cargo a reitor do IF SERTÃO-PE, foi que surgiu a suposta inimizade entre os dois, (Sr. RILDO e Sr. ARTIDÔNIO). O que fez parecer que ambos tinham inimizade. A manifestação de sentimento na construção da frase: “papai Noel não existe”, serve bem para exemplificar o recurso que utilizaram os Srs. SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ e ARTIDÔNIO ARAÚJO FILHO, em investimentos, quando se atiraram impetuosamente para serem projetados como opositores em campanha Eleitoral.

      Sendo que, não pode haver mudanças “da água para o vinho” “do dia para a noite” e “papai Noel não existe!”.

      Petrolina (PE), 10 de Outubro de 2013.
      Pensem nisso!

      Atenciosamente,
      ERICK JUCHARCK
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
      Sertão Pernambucano/Campus Petrolina Zona Rural
      Bel. Teologia
      Esp. Gestão Escolar (Administração Educacional)
      Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4587535260753400
      E-mail: cjurchaks@gmail.com
      blog: erickpoetadec.blogspot.com.br/
      Postado há Yesterday por Erick Jucharck

  2. Petrolinense disse:

    Realmente um caso dificil de entender, esse posicionamento do MEC o Professor Artidonio respónde processo mais não foi transmitado e julgado nas estancias superiores pois se assim fosse o mesmo não seria Diretor do Campus Petrolina nomeado pelo proprio Reitor atual. Temos deputados exercendo mandato mesmo despois de ter sido julgado e condenado na estancia maior que é o Supremo. E porque dois pesos e duas medidas?

  3. Servidor disse:

    Concordo com Petrolinense, a questão parece se mais política que administrativa. Porque se era ficha suja não foi evitado a eleição, agora o fato de só ser acusado depois de eleito é muito suspeito. ou duvida quem nomeia o reitor não é a presidente logicamente quem deve determinar outras eleições é a presidenta o MEC deve recomendar com base nos fatos a nomeação ou não ou estou enganado? Outra pergunta caso em outras estâncias superiores seja verificado que o já condenado pelo MEC no caso professor Artidonio. seja inocentado como fica a federação neste caso? Vai indenizar pela perca o reitor eleito?

  4. Cristiano disse:

    Bom, pelo visto o Rildo só sairá do cargo quando morrer. \

  5. cidadã disse:

    A humildade e a inteligencia que o professor Artidonio tem, é a parte que falta nesse cidadão conhecido por RILDO, que é cara da SUPERIORIDADE EM PESSOA, ele ja tem 8 anos no poder mais não quer sair nem APAU..eu como brasileira e cidadã espero confiante na justiça dos homens e de Deus principalmente…. Os ifsertôes de todos os campus deixou bem claro que quer o professor artidonio como reitor e pronto!!! È A VOZ DO POVO!!! E querem ver como andam o trabalho do ATUAL reitor é muito fácil , vão visitar o campus zona rural.floresta, salgueiro e todos tiraram suas proprias conclusões…

  6. Maria disse:

    É dificil!!Sem dúvida, foi uma decisão politica. Acredito que já passou da hora do PT deixar o poder. Essa turma está rasgando a constituição e passando por cima das Leis. E está virando uma ditadura velada, a prova maior disso é o que está acontecendo no IF e os embargos dos ladrões petistas??, E o que aconteceu com a decisão do partido de Marina Silva?? Ela juntamente com Aècio e Eduardo poderiam levar as eleições para o 2º turno. Mas os poderosos não deixaram. Enquanto isso estamos nós aqui (sobre)vivendo insatisfeitos ( aí de quem bater de frente com essa Administração Patrimonialista , temos que disse : Se Senhor Rei o Senhor tem sempre razão) Já temos colegas com pena de demissão e o que eu sinto por eles é pena, pois o MEC é conveniente com tudo isso. Fico me perguntando o que de tão especial tem o atual Reitor para exercer tanto poder junto ao MEC. Na verdade, não quero saber a resposta.
    E enquanto isso está o Campus Ouricuri se desmoronando e o recurso que veio para fazer essa obra , cadê ? Alguém viu? Dissem que foi pago a empresa e ela sumiu , deu um calote. Agora fico me perguntando, mas novamente não quero resposta. Como pode realizar o pagamento de um serviço não realizado, armaria nãn!!!!!!!
    Eu heim!? Mas a esperança é aúltima que morre Dizem que o Reitor Eterno vai sair porque vai assumir a direção do IF do Campus Juazeiro, sentimos muito por nossos colegas de Juazeiro , mas vamos soltar fogos de artificios , se isso acontecer e mais se ele levar com ele a sua equipe de competentes , aí vamos colocar um trio na rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários