Decisão do STF é favorável a aborto de fetos anencéfalos

por Carlos Britto // 12 de abril de 2012 às 17:13

Com o voto do ministro Ayres Britto nesta quinta (12), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou, mesmo antes do final do julgamento, favorável à permissão do aborto de fetos sem cérebro (anencéfalos).

Dos dez ministros que analisam o tema, seis votaram a favor da liberação e um contra – Dias Toffoli não participa do julgamento porque se declarou impedido, já que, quando era advogado-geral da União, se manifestou publicamente sobre o tema.

Embora com maioria, o resultado do julgamento ainda não é definitivo. Até o final da sessão, qualquer ministro pode decidir modificar o voto. Britto – favorável à liberação – foi o primeiro ministro a votar nesta quinta, no segundo dia de julgamento da ação proposta em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde.

Na quarta (11), votaram pela liberação do aborto de anencéfalos Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Ricardo Lewandowski foi contra. Também votarão os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

Obrigação

A ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde pede que o Supremo permita, em caso de anencefalia, que a mulher possa escolher interromper a gravidez. Por lei, o aborto é crime em todos os casos, exceto se houver estupro ou risco de morte da mãe.

O entendimento do STF valerá para todos os casos semelhantes, e os demais órgãos do Poder Público serão obrigados a respeitá-la. A maioria dos ministros entendeu que a decisão de interromper a gravidez do feto sem cérebro é direito da mulher, que não pode ser oprimida pela possibilidade de punição. (Do G1 c/foto)

Decisão do STF é favorável a aborto de fetos anencéfalos

  1. Crítico disse:

    A porta agora está aberta para amanhã aprovarem também a morte de portadores de DOWN, hidrocefálicos, poderemos também quem sabe, eliminar bebês por causa da cor dos olhos, tipo de cabelo, cor de pele, enfim…a história se repete…HITLER TENTOU ISSO!

    1. R!CARDO RODR!GUES disse:

      APOIADO CARA, APOIADO!!! COMO NA GRÉCIA E ROMA ANTIGA, MAS PARA ELES ISSO ERA SER CIDADÃO!!!

      INFELIZMENTE, ESTAMOS VOLTANDO A MESMA ERA.

    2. Joseph Klimber disse:

      Peço ao senhor Crítico que antes de falar asneiras leia as consideração oficiais e os argumentos que definem os requisitos para aprovação desta lei.

  2. Josélia disse:

    Hitler tentou mas foi abatido porque era um monstro em pessoa. A Lei é bem clara, e o maior objetivo dela, é a livre escolha da mãe. Eu sei muito bem o quanto que é sofrido carregar um Ser no ventre sem vida. Considero uma das deformidades mais trágicas num ser humano. Qualquer uma outra seja física ou psicológica com vida é maravilhoso, porque há vivência, há estimulos, sensibilidades e chances, muitas chances. Existem milhares de pessoas no mundo com deformidades, que ainda sofrem com o mal chamado discriminação e preconceito, mas que levam uma vida normal por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários