O assistente de defesa agropecuária da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em Petrolina, Edson Barbosa, está fazendo uma convocação a todos os produtores para declararem até esta sexta-feira (15) a vacinação dos seus rebanhos imunizados na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A declaração é obrigatória e pode ser feita no escritório local da Adagro ou pela internet no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br e também via aplicativo nos sistemas IOS e Android.
Além de garantir a vacinação, os produtores devem declarar todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha que imunizou bovinos e bubalinos com até 24 meses. “A gente reforça que, quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal), não pode vender ou comprar e não recebe a ficha sanitária, que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de crédito”, explica Edson Barbosa, ressaltando que ainda falta receber cerca de 30% das declarações.
Estado livre da febre aftosa
É importante lembrar que há duas décadas Pernambuco não registra casos da doença devido ao compromisso de todos com a imunização do rebanho.