A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) realizará conferências em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, no norte do estado, para debater sobre o orçamento para 2019. Os evento servirão para ouvir o cidadão baiano sobre quais demandas a Defensoria deve priorizar.
Em Juazeiro o encontro será realizado no próximo dia 11, às 8h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizado na Travessa José Guerra, S/N, no centro da cidade. Já em Senhor do Bonfim, o evento está marcado para o mesmo dia, às 14h, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Edgar Simões, localizado na avenida Roberto Santos, n° 373, também no centro da cidade.
No dia 12, será a vez do encontro na cidade de Jacobina, que acontecerá às 9h30 na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua da Conceição, n° 78, Centro. Nessa mesma data também estarão acontecendo conferências nas cidades de Feira de Santana e Serrinha. Até o final mês de maio, as conferências deverão abranger todas as 29 comarcas onde a DPE/BA está presente.
Como funciona
Desde 2015, a Defensoria Pública vem realizando as Conferências Públicas do Orçamento Participativo. Cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares pode opinar, em um questionário, sobre quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Defensoria no ano seguinte. Pode-se também opinar e debater os temas com os presentes.
Os questionários poderão ser respondidos e depositados nas urnas espalhadas nas sedes da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Pela internet, o formulário estará disponível no site www.defensoria.ba.def.br. O prazo para preenchimento termina no dia 25 de maio de 2018, quando a série de conferências públicas será encerrada, em Salvador.