A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) da Prefeitura de Petrolina acompanhou o início das instalações de sirenes e placas de sinalização na comunidade da Tapera, área ribeirinha da cidade, no dia de ontem (21). Mesmo com a colocação dos equipamentos, durante as visitas técnicas nunca foram encontradas irregularidades no local. De acordo com a Defesa Civil, essas ações têm caráter preventivo e visam a garantir o rápido alerta para as pessoas que habitam perto das margens do Rio São Francisco.
Essa medida é uma fase do Plano de Contingência (Plancon), cujo objetivo é atender a lei vigente de seguranças de barragens. Esses equipamentos, em conjunto com as placas de sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro, fazem parte dos instrumentos que serão utilizados pela população, quando devidamente instruídos.
A Defesa Civil reforça que a Barragem de Sobradinho (BA) é extremamente segura e opera dentro da normalidade, não havendo nenhuma anomalia que indique risco de rompimento. As instalações desses instrumentos não restringem somente Sobradinho. Outras barragens do país também já instalaram ou estão realizando esse serviço, seguindo a lei vigente de seguranças de barragens.