A Defesa Civil cadastrou na última sexta-feira (15), caminhoneiros que possuem carros-pipa para trabalhar fornecendo água a famílias do interior de Petrolina. O inspetor J. Santos, coordenador da Defesa Civil do município, explicou que esse cadastramento seguido de vistoria, gera de imediato a autorização do pipeiro de levar água ao interior, beneficiando um total de 3.500 famílias. “Trinta e nove pipeiros serão vistoriados e cadastrados. Em seguida os trabalhos de levar água já começam beneficiando 1.800 famílias por mês”, expôs.
De acordo com J. Santos esse ano os trabalhos de abastecimento de água tem um diferencial a Defesa Civil criou um calendário de entrega, facilitando o trabalho do pipeiro e acalmando a população que já terá em mãos o dia certo de receber o pipa. “Agora em janeiro iremos implantar o calendário que será entregue ao pipeiro e a comunidade beneficiada, um meio que encontramos para facilitar o controle da entrega da água às famílias”, explica.
Os proprietários dos carros pipas receberam bem a novidade. Para Antonio Ramos, pipeiro há 04 anos, o calendário facilita o trabalho. “Agora com o calendário as famílias vão se programar e saber o dia exato de receber sua água e não vão mais poder reclamar da demora”.
Francinilton Lima, outro pipeiro, disse que já trabalhou com calendário na Bahia e que é uma forma de trabalho muito boa e pratica. “Trabalhar com calendário é muito importante a Defesa Civil fez muito bem em aderir esse programa. Fora que facilita os trabalhos de entrega de água”, afirmou.
Segundo J. Santos a Defesa Civil é responsável pela captação da documentação exigida pelo Ministério da Integração. “O exercito é quem destina o recurso, mas é a Defesa Civil quem providencia a documentação exigida para liberação dos recursos e operacionalização da distribuição de água pelos carros pipas no interior. Também é papel da Defesa Civil cadastrar os proprietários dos carros pipas, e informar as localidades beneficiadas, além de fornecer a estrutura necessária para captação de água e garantir a qualidade da mesma, além de disponibilizar material e espaço onde é feito o cadastro”, concluiu.
muita boa a iniciativa da retomada do serviço de carros pipas. porém deveria ser verificada e punida exemplarmente a contratação dos mesmos por oficiais do exército, já que vários deles são proprietários de caminhões em nome de laranjas. tenentes, sargentos e outros mais, se aproveitam da falicidade por pertencerei ao quadro funcional e sem nenum pudor usam dessa artimanha para faturarem fácil em cima desse projeto.