O auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi palco, ontem (7), de uma reunião promovida pelo governo do Estado sobre ações integradas da Operação Inverno 2024. A iniciativa é da Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sepdec) e contou com a participação de agentes civis de 44 municípios.
Durante o evento, os presentes participaram de palestras oferecidas pela Sepdec, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), Secretaria Estadual de Saúde e Centro Integrado de Operações e Defesa Social. Para o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Clóvis Ramalho, o evento anterior às chuvas é de extrema importância.
“Essa reunião com todos os municípios e entes estaduais e federais tem o objetivo de integrar para que em caso de uma situação de desastre possamos agir de forma mais rápida e eficiente“, explicou. Para o secretário executivo da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, coronel Elton Moura, esta integração é essencial. “Estamos participando desta reunião para conhecermos os entes de outras secretarias e de outros órgãos de defesa civil para que a gente possa unir forças em situação de emergência e nos ajudar“, enfatizou.
Também estiveram presentes representantes do Exército Brasileiro, Neoenergia, Marinha, Compesa, Força Aérea do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e Secretaria de Planejamento, Gestão e desenvolvimento Regional do Estado.
Início
A Operação Inverno 2024 começou em janeiro deste ano através das visitas técnicas nos municípios do Agreste, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. No total foram 128 cidades visitadas e orientadas em menos de três meses.