A Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), ampliou o serviço de alertas emitidos com base na identificação de eventuais condições adversas que permitem que os cidadãos estejam mais bem preparados e possam redobrar a observação em suas comunidades.
Em alinhamento com as diretrizes nacionais, o acesso aos alertas, que antes ocorria por meio do serviço SMS 40199, também passou a ser disponibilizado através dos aplicativos de mensagens, Telegram (baixa o aplicativo e pesquisa @defesacivilbrbot) e WhatsApp – cadastra o número (61) 2034-4611 e envia um simples “Oi”. Para conseguir receber as mensagens, o usuário deve fazer um cadastro prévio.
O coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, destaca as ferramentas como importante recurso para a redução de riscos de desastres. “A construção de uma cidade mais preparada e forte envolve uma série de medidas executadas pela gestão municipal, principalmente de forma preventiva, mas que também conta com o engajamento da população. Por isso, manter os cidadãos informados faz parte desse processo que, em Petrolina, pode gerar resultados importantes sem que haja registro de pessoas afetadas de forma grave pelas chuvas ou outros fenômenos naturais”, destacou. Ele lembrou ainda que já foram emitidos 76 alertas desde a implantação do serviço, em 2021.